Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 21ª Promotoria de Justiça da Capital, requer à Justiça a expedição de uma nova Portaria Judicial para regulamentar o acesso e permanência de crianças e adolescentes em shows e eventos realizados em Palmas.

De acordo com o MPTO, a capital tem registrado, nos últimos tempos, uma enorme quantidade de shows, e por isso, há a necessidade de ações que previnam eventuais violações dos direitos de crianças e adolescentes.

No Pedido de Expedição de Portaria Judicial, o promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior salienta que as portarias judiciais existentes são antigas e necessitam de revisão, devendo haver uma nova edição, elaborada com linguagem simples, didática e objetiva para ser facilmente aplicada, fiscalizada e assimilada pela população.

O pedido do Ministério Público sugere ainda a proibição de menores de 18 anos nos eventos, desacompanhados de pais ou responsáveis.

“Evidente que alguns shows voltados ao público infantojuvenil podem sofrer tratamento diferenciado, sendo permitida a entrada de crianças e adolescentes desacompanhados de seus pais ou responsáveis. Nesses eventos, cabe ao organizador demandar, perante a Vara da Infância e Juventude, exigindo um alvará específico [art. 149, caput, ECA], explicando que o evento se destina ao público infantojuvenil e que não há riscos envolvidos ou que esses riscos serão reduzidos com a contratação de empresa de segurança”, cita o Ministério Público.

O Pedido de Expedição de Portaria Judicial é assinado por Sidney, titular da 21ª Promotoria de Justiça da Capital e coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância, Juventude e Educação (Caopije), órgão auxiliar do MPTO que auxilia ações de promotores de Justiça nessa área em todo o Estado. (Texto: João Pedrini/MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Aprovado pagamento a servidores de benefícios congelados na pandemia — Senado Notícias

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) o projeto que autoriza os estados, o…

9 horas ago

PEC da polícia científica segue para a Câmara — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição que inclui as polícias científicas entre os órgãos de…

10 horas ago

Plenário adia votação de projetos sobre criação de fundos da Justiça — Senado Notícias

Os projetos que criam quatro fundos ligados ao sistema de Justiça foram retirados da pauta…

10 horas ago

Secretaria Municipal de Educação e Sintet tratam de temas estratégicos para 2026 | Prefeitura Municipal de Palmas

Secretaria Municipal de Educação e Sintet tratam de temas estratégicos para 2026 Foram apresentados e…

10 horas ago

Prefeitura de Palmas reformula decreto do Programa Família Extensa para ampliação do público | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas reformula decreto do Programa Família Extensa para ampliação do público Com a…

11 horas ago

1ª Vara Criminal de Palmas define calendário do Júri para 2026 com previsão de 40 julgamentos

O juiz Cledson José Dias Nunes, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Palmas,…

11 horas ago