O promotor de Justiça do Tocantins Sidney Fiori Júnior, referência nacional pela atuação na área da Infância e Juventude, foi convidado pelo governo da Inglaterra para integrar uma comitiva de cinco brasileiros que farão intercâmbio pelo Programa de Especialização em Estado de Direito do Reino Unido.
O intercâmbio ocorrerá na capital do país, Londres, e em Leeds, capital do condado de West Yorkshire, entre os dias 17 e 24 de fevereiro.
A viagem incluirá visitas a membros do sistema judiciário dos tribunais ingleses de West Yorkshire e Londres; às autoridades locais responsáveis pela proteção das crianças, às equipes de crianças procuradas e de cuidados alternativos; à equipe de representação das crianças em tribunal, além de outros membros da área jurídica.
Além de Sidney Fiori, participarão do programa o promotor de Justiça de Santa Catarina João Luís de Carvalho Botega, os juízes de direito de São Paulo Mônica Gonzaga Arnoni e Eduardo Rezende Melo e o juiz de direito do Paraná Sérgio Luiz Kreuz.
O projeto é facilitado e acolhido pela Strengthening Families and Children (SFAC), uma instituição de caridade registrada na Inglaterra e no País de Gales e será financiado pela Advocates for International Development (A4ID), instituição que presta orientações a profissionais da área jurídica e empresas internacionais sobre o atendimento às necessidades dos cidadãos mais pobres do mundo. Também é financiado pelo Foreign, Commonwealth & Development Office (FCDO) Ministério do Governo do Reino Unido responsável pelo desenvolvimento internacional.
Todos os custos do intercâmbio: passagens, acomodações e outras, serão pagos pelas instituições inglesas, financiadoras do projeto. O MPTO não arcará com as referidas despesas.
Sobre o promotor de Justiça
Sidney Fiori Júnior é membro do Ministério Público do Tocantins desde 2004 e há 18 anos atua na área da Infância e Juventude. Atualmente é titular da 21ª Promotoria de Justiça da Capital e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação.
O promotor tocantinense é reconhecido nacionalmente, além de ser referência pela militância na área. Ele é autor do livro Acolhimento Familiar: Ensaio sobre a Família Guardiã e coautor de sete obras, dentre as quais, Guia de Atuação para Promotores de Justiça da Criança e Adolescente: Garantia do Direito à Convivência Familiar e Comunitária; Guia Prático para Implementação da Política de Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência; e Guia de Atuação do Ministério Público na Fiscalização do Processo de Escolha de Conselheiros Tutelares.
(Erlene Miranda – Ascom MPTO)
Prefeitura de Palmas recolhe cerca de 145 mil toneladas de entulho em 2025 Volume retirado…
Prefeitura de Palmas realiza 1º Seminário Municipal do Centro de Referência Especializado de Assistência Social…
Cerca de mil atletas já garantiram inscrição na 7ª Corrida da Justiça da Acessibilidade e…
Segue para sanção presidencial o projeto de lei da senadora Professora Dorinha (União), que amplia…
Em Palmas, Escola de Tempo Integral Aprígio Thomaz de Matos e parceiros fazem a alegria…
Saúde de Palmas destaca importância da tecnologia na melhoria dos serviços oferecidos à população durante…