Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


O promotor de Justiça do Tocantins Sidney Fiori Júnior, referência nacional pela atuação na área da Infância e Juventude, foi convidado pelo governo da Inglaterra para integrar uma comitiva de cinco brasileiros que farão intercâmbio pelo Programa de Especialização em Estado de Direito do Reino Unido.

O intercâmbio ocorrerá na capital do país, Londres, e em Leeds, capital do condado de West Yorkshire, entre os dias 17 e 24 de fevereiro. 

A viagem incluirá visitas a membros do sistema judiciário dos tribunais ingleses de West Yorkshire e Londres; às autoridades locais responsáveis pela proteção das crianças, às equipes de crianças procuradas e de cuidados alternativos; à equipe de representação das crianças em tribunal, além de outros membros da área jurídica.

Além de Sidney Fiori, participarão do programa o promotor de Justiça de Santa Catarina João Luís de Carvalho Botega, os juízes de direito de São Paulo Mônica Gonzaga Arnoni e Eduardo Rezende Melo e o juiz de direito do Paraná Sérgio Luiz Kreuz.

O projeto é facilitado e acolhido pela Strengthening Families and Children (SFAC), uma instituição de caridade registrada na Inglaterra e no País de Gales e será financiado pela Advocates for International Development (A4ID), instituição que presta orientações a profissionais da área jurídica e empresas internacionais sobre o atendimento às necessidades dos cidadãos mais pobres do mundo. Também é financiado pelo Foreign, Commonwealth & Development Office (FCDO) Ministério do Governo do Reino Unido responsável pelo desenvolvimento internacional. 

Todos os custos do intercâmbio: passagens, acomodações e outras, serão pagos pelas instituições inglesas, financiadoras do projeto. O MPTO não arcará com as referidas despesas.

Sobre o promotor de Justiça

Sidney Fiori Júnior é membro do Ministério Público do Tocantins desde 2004 e há 18 anos atua na área da Infância e Juventude. Atualmente é titular da 21ª Promotoria de Justiça da Capital e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação.

O promotor tocantinense é reconhecido nacionalmente, além de ser referência pela militância na área. Ele é autor do livro Acolhimento Familiar: Ensaio sobre a Família Guardiã e coautor de sete obras, dentre as quais, Guia de Atuação para Promotores de Justiça da Criança e Adolescente: Garantia do Direito à Convivência Familiar e Comunitária; Guia Prático para Implementação da Política de Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência; e Guia de Atuação do Ministério Público na Fiscalização do Processo de Escolha de Conselheiros Tutelares.

(Erlene Miranda – Ascom MPTO)





FONTE

Comentários estão fechados.