Em 2023, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) registrou 331.747 movimentações em processos na Justiça estadual, conforme levantamento concluído esta semana.
No total, é destaque a proposição de 9.499 novas ações judiciais durante o ano. As demais movimentações são referentes à apresentação de pareceres, recursos e manifestações diversas, realizadas no andamento dos processos judiciais.
Parâmetro da atuação
A marca expressiva é um parâmetro do trabalho desenvolvido pelo MPTO, que tem como função fiscalizar o cumprimento das leis, acionando o Poder Judiciário nas situações em que for necessário proteger interesses da sociedade ou direitos fundamentais do cidadão, atuando, portanto, na proteção de direitos coletivos e de direitos individuais. O trabalho é desenvolvido por promotores de Justiça e por procuradores de Justiça, respectivamente, perante os juízes e os desembargadores do Estado.
Extrajudicial
Além dos números processuais, o levantamento também traz informações sobre a atuação do Ministério Público na esfera extrajudicial, que compreende o recebimento de reclamações do cidadão, a realização de atividades investigativas, o acompanhamento das políticas públicas, a proposição de acordos, etc. Nesta esfera, o MPTO instaurou 17.767 novos procedimentos em 2023.
Atuação do MPTO em 2023
Área judicial: 331.747
Área extrajudicial: 17.767 movimentações
I Corrida Inclusiva da Independência movimenta ruas do Jardim Taquari, região sul da Capital Realizado…
Comissão técnica Sub-15 da Confederação Brasileira de Futebol elogia estrutura de esportes de Palmas Após…
Espetáculo ‘Abrigo’ encerra a programação da Semana pela Vida realizada pelo Cmei Ana Luíza, em…
Projeto ‘Conexões de Aprendizagem’ promove integração entre as escolas com vistas ao Ideb 2025 Encontros…
Prefeitura de Palmas realiza sorteio dos 56 boxes da Área de Comércio Popular de Taquaralto…
Educação de Jovens e Adultos promove aprendizado e socialização para idosos de Palmas Além da…