Membros do Ministério Público do Tocantins (MPTO) prestigiaram na tarde desta quinta-feira, 1°, a Sessão Solene de Abertura do Ano Judiciário de 2024, realizada no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).
A cerimônia foi marcada por discursos de autoridades que reforçaram o compromisso no sentido de ampliar o acesso da população a uma Justiça ágil, resolutiva e eficiente.
O procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, iniciou seu discurso homenageando o juiz Sérgio Aparecido Paio, que faleceu nesta quarta-feira, 31, em Araguaína. “Um homem respeitado, conhecido por sua coerência e senso de justiça, deixa uma relevante colaboração à história do Tocantins. Uma lamentável perda”, disse Casaroti.
Em sua fala, o PGJ ressaltou ainda a importância da harmonia na relação entre as instituições. Ele mencionou que todos devem atuar de forma “integrada e resolutiva” na defesa dos interesses da sociedade tocantinense.
“Exemplo disso foi a recente assinatura do Termo de Cooperação destinado a implementar os Pontos de Inclusão Digital [PID]. Um projeto que viabiliza a implantação de salas equipadas com computadores, câmeras e toda a estrutura necessária para que o cidadão possa ter acesso ao Sistema de Justiça, seja em audiências ou atendimentos, com a orientação de um servidor qualificado”, afirmou o PGJ.
A iniciativa é uma parceria entre o TJTO, MPTO, Tribunal Regional Eleitoral e Defensoria Pública, que tem como objetivo aprimorar a prestação jurisdicional e ampliar o acesso à Justiça e à cidadania.
Casaroti reconheceu o comprometimento do Poder Judiciário, que tem investido em inovação e em ações para promover “maior efetividade aos serviços prestados à sociedade”.
Ao final, o PGJ fez questão de registrar, mais uma vez, que o Ministério Público do Tocantins “está à disposição para somar forças com o Poder Judiciário e todo o Sistema de Justiça, a fim de promover resultados transformadores na vida dos cidadãos”.
Ele reforçou ainda que a atuação do Ministério Público deve ser firme, independentemente de quem seja o transgressor da lei. “Seguimos, rigorosamente, o que diz o ordenamento jurídico e a Constituição Federal”, afirmou.
Também prestigiaram a sessão os procuradores de Justiça João Rodrigues Filho, José Demóstenes de Abreu, Maria Cotinha Bezerra Pereira e Ricardo Vicente da Silva.
No início de seu discurso, a presidente do TJTO, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, prestou homenagem ao juiz Sérgio Aparecido Paio. Em seguida, ela disse que a atual gestão do TJTO visa promover uma prestação jurisdicional “mais próxima do cidadão, mais inovadora e mais célere”.
“Todas as nossas ações têm como objetivo a promoção da dignidade humana e o fortalecimento da cidadania. Reafirmamos hoje, nesta solenidade, o nosso compromisso, junto com as outras instituições, de promover uma Justiça mais ágil e efetiva”, afirmou Etelvina.
Ela falou também sobre a importância de as decisões judiciais contarem com uma linguagem clara, objetiva e direta, como forma de facilitar o entendimento da população.
Etelvina ressaltou a reestruturação das Comarcas, a nomeação de novos servidores para reforçar o quadro de pessoal da instituição e a melhoria das estruturas físicas das sedes do TJ espalhadas pelo Estado.
Autoridades
Além do PGJ e de Etelvina, compuseram a tribuna de honra da sessão os demais desembargadores do TJTO e as seguintes autoridades: o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves; a defensora-pública geral, Estellamaris Postal; a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro; o secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho, representando o governo do Estado, Wanderley Barbosa; o deputado Eduardo Mantoan, representando o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Amélio Cayres; a presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto), juíza Odete Almeida; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/TO), Gedeon Pitaluga Júnior. (Texto: João Pedrini/MPTO)
Em mais uma agenda de viagem pelo Tocantins, a senadora Professora Dorinha (União) esteve neste…
O projeto de lei que autoriza o funcionamento de cassinos e bingos, legaliza o jogo…
A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), presidida pela senadora Professora Dorinha Seabra (União), realiza nesta…
Nova operação do transporte de Palmas completa dois meses com aprovação de usuários Mais de…
“É com ela que eu quero viver até o fim da vida” A declaração…
Mutirão de encoleiramento da Prefeitura de Palmas contra calazar ocorre neste sábado, 5 Ação promovida…