Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Recomendação expedida pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) visa garantir que o Município de Tocantinópolis e o Estado do Tocantins cumpram a obrigatoriedade de que, pelo menos, 30% dos alimentos da merenda escolar sejam provenientes da agricultura familiar. O foco principal é a alimentação dos Apinajé, povo indígena que habita a região. 

Entre as medidas recomendadas estão a priorização de compras da produção de assentados da reforma agrária, povos tradicionais indígenas e quilombolas, conforme determina a Lei n. 11.947/2009.

O promotor de Justiça Saulo Vinhal propõe que seja realizada uma chamada pública diferenciada para compra de alimentos da merenda escolar proveniente da agricultura familiar, o que possibilitaria o fornecimento dos referidos produtos nas escolas ainda no 1º semestre letivo de 2024. 

Os gestores são orientados também a observar, na elaboração do cardápio de merenda escolar dos estabelecimentos de ensino estaduais e municipais indígenas, as diretrizes estabelecidas no “Guia Prático – Alimentação escolar indígena e de comunidades tradicionais”, disponibilizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O guia trata do direito das comunidades tradicionais à alimentação escolar adequada aos seus processos próprios de produção e à sua cultura alimentar.

O documento foi encaminhado ao prefeito de Tocantinópolis, Paulo Gomes; ao secretário Estadual de Educação, Fábio Vaz; e à secretária Estadual de Povos Originários e Tradicionais, Narubia Werreria. O prazo para a prestação das informações sobre as medidas recomendadas é de 15 dias.

(Texto: Daianne Fernandes – Ascom MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Quem são os(as) novos(as) desembargadores(as) do Tribunal de Justiça do Tocantins

Experientes, com sólidas formações, conhecedores da realidade tocantinense, firmes nas decisões, e com olhares sensíveis.…

1 hora ago

Tribunal de Justiça empossa oito novos desembargadores; corte passa a ter 19 membros

O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) elegeu e deu posse a…

2 horas ago

Balanço aponta que mais de 3.440 atendimentos foram ofertados no dia D pela Primeira Infância | Prefeitura Municipal de Palmas

Balanço aponta que mais de 3.440 atendimentos foram ofertados no dia D pela Primeira Infância…

4 horas ago

Comarca de Alvorada anuncia vencedora do concurso de logomarca para projeto de sustentabilidade

Criatividade, consciência ambiental e protagonismo juvenil marcaram o Concurso de Criação da Logomarca do Projeto…

5 horas ago

Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025…

5 horas ago

Atendimento presencial aos usuários do transporte coletivo será alterado na véspera de natal | Prefeitura Municipal de Palmas

Atendimento presencial aos usuários do transporte coletivo será alterado na véspera de natal Nos dias…

5 horas ago