Em decorrência da atuação do Ministério Público do Tocantins (MPTO), o Estado do Tocantins implementou serviço de segurança armada no Hospital Regional de Gurupi (HRG), voltado a garantir a proteção dos pacientes, acompanhantes e servidores da unidade hospitalar.
No curso da ação civil pública proposta pela 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi, o Estado comprovou ter cumprido uma sentença de julho de 2022, na qual era determinada a execução do serviço de segurança armada (prestado por empresa terceirizada) e de um Plano de Ação em Segurança naquele hospital regional.
A ação civil pública é de autoria do promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes e foi proposta em março de 2017. Ele vem atuando ao longo de todo o processo, inclusive com pedidos voltados a garantir o cumprimento da sentença judicial de 2022.
Na ação, foi relatada pela 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi a total ausência de serviço de segurança na unidade de saúde, no que se refere ao controle e registro de visitantes, ao uso de câmeras e de catracas e à presença de segurança armada. Na época, foi narrada pelo MPTO a entrada de pessoas armadas no interior do hospital e a sensação de insegurança por parte de pacientes e acompanhantes.
Antes de ingressar com o processo, a Promotoria de Justiça havia atuado na esfera administrativa, recomendando providências para a segurança no HRG.
O Sebrae participa da 21ª Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) deu um passo importante rumo ao fortalecimento da…
Prefeitura de Palmas reforça produção nas hortas comunitárias com entrega de insumos agrícolas Entrega de…
Fundação Cultural recebe alunos da rede pública de Palmas no Museu Suçuapara com o ‘Programa…
O interesse foi tanto que a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) ampliou as vagas…
Festa da Colheita da Jabuticaba movimenta o turismo e valoriza produtores de Taquaruçu Com apoio…