Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (Navit), realizará uma série de capacitações para agentes comunitários de saúde de Palmas. O objetivo do curso é aprofundar o conhecimento dos agentes sobre o suporte e proteção às vítimas de violência, destacando a importância da notificação obrigatória desses casos e informando-os do atendimento realizado pelo Navit.

As capacitações serão realizadas no auditório do Ministério Público, envolvendo 400 agentes, que foram divididos em três grupos. O primeiro grupo participará do curso na quinta-feira, dia 2, enquanto os demais participarão nos dias 7 e 8 de maio. Para receber a certificação, os agentes comunitários de saúde devem fazer a inscrição pelo seguinte link: https://eadcesaf.mpto.mp.br.

A programação contará com palestra sobre o papel dos agentes comunitários de saúde na notificação compulsória da violência, ministrada pela coordenadora do Navit, promotora de Justiça Cynthia Assis de Paula, e pelo professor doutor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Paulo Fernando de Melo Martins. Também haverá apresentação da estrutura e funcionamento do Navit.


Sobre o Navit


O Navit oferece atendimento às vítimas de crimes violentos, incluindo orientação jurídica, assistência psicossocial e informações sobre os processos criminais. Os atendimentos são realizados por meio da parceria entre o MPTO e universidades parceiras: UFT, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), Faculdade Serra do Carmo (Fasec), Faculdade de Palmas (Fapal), Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) e Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica).

(Shara Alves de Oliveira/ MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Criação da Secretaria de Segurança Alimentar reforça o compromisso com a dignidade e o combate à fome | Prefeitura Municipal de Palmas

Criação da Secretaria de Segurança Alimentar reforça o compromisso com a dignidade e o combate…

17 horas ago

Escola Crispim Pereira realiza ação do projeto Amigos do Meio Ambiente em Taquaruçu | Prefeitura Municipal de Palmas

Escola Crispim Pereira realiza ação do projeto Amigos do Meio Ambiente em Taquaruçu A manhã…

17 horas ago

Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo no dia 31 pelo Dia do Servidor | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo no dia 31 pelo Dia do Servidor Decreto transfere…

19 horas ago

Tribunal de Justiça publica plantão da 2ª Instância para o período de 31/10 a 7/11

Portaria Nº 3586/2025 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 23 de outubro de 2025 Dispõe sobre a…

1 dia ago

TJTO abre seleção para vaga de desembargador pelo critério de antiguidade

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) abriu o processo de seleção para o preenchimento…

1 dia ago

Histórias de superação inspiram mais de 140 servidoras durante roda de conversa sobre saúde feminina no 2º Chá com Mulheres do TJTO

“Coleciono milagres, mas, se pudesse escolher, gostaria de não colecioná-los”, disse a paciente oncológica, Liliane…

1 dia ago