Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Pontos-chaves

  • MPTO solicita que Conselho Municipal de Saúde de Palmas apresente, no prazo de 30 dias, pauta sobre relativização de critérios para composição da instituição;
  • No prazo de 90 dias, o Conselho precisa apresentar projeto de reestruturação da referida instituição, com observância da paridade definida em lei.
  • Os conselheiros destacaram a necessidade de revisão do regimento interno.

Diante de reclamações quanto à ausência de representatividade dos usuários e paridade no Conselho Municipal de Saúde (CMS) da Capital, o Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSaúde) do Ministério Público do Tocantins (MPTO) debateu o tema na segunda-feira, 06, com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas, CMS e Conselho Estadual de Saúde (CES).

No debate, o CMS relatou a dificuldade de captar interessados em compor o colegiado na condição de representantes dos usuários de saúde. Diante do fato, o Coordenador do CaoSaúde, promotor de Justiça Thiago Ribeiro, deliberou que o referido Conselho apresente, no prazo de 30 dias, pauta referente à relativização do critério de área geográfica para composição do CMS.

O CMS também deverá apontar, no prazo de 90 dias, pauta referente à instituição de Comissão Provisória para reestruturação da referida instituição, com observância da paridade definida em lei.

A reunião contou com a presença da promotora de Justiça Araína Cesárea Ferreira dos Santos D’Alessandro, titular da 27ª Promotoria de Justiça da Capital, que destacou a realização de algumas audiências administrativas para discutir sobre a paridade no Conselho, bem como a expedição de recomendação para o colegiado, relativa à importância de observar a paridade na composição daquele, porém a recomendação não foi cumprida.

Outras medidas solicitadas na audiência foram a promoção da juntada da memória de audiência no procedimento de gestão administrativa e 27ª Promotoria de Justiça da Capital para eventual juntada na Ação Civil Pública sobre o tema.

(Erlene Miranda – Ascom MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Quem são os(as) novos(as) desembargadores(as) do Tribunal de Justiça do Tocantins

Experientes, com sólidas formações, conhecedores da realidade tocantinense, firmes nas decisões, e com olhares sensíveis.…

7 horas ago

Tribunal de Justiça empossa oito novos desembargadores; corte passa a ter 19 membros

O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) elegeu e deu posse a…

8 horas ago

Balanço aponta que mais de 3.440 atendimentos foram ofertados no dia D pela Primeira Infância | Prefeitura Municipal de Palmas

Balanço aponta que mais de 3.440 atendimentos foram ofertados no dia D pela Primeira Infância…

9 horas ago

Comarca de Alvorada anuncia vencedora do concurso de logomarca para projeto de sustentabilidade

Criatividade, consciência ambiental e protagonismo juvenil marcaram o Concurso de Criação da Logomarca do Projeto…

10 horas ago

Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025…

10 horas ago

Atendimento presencial aos usuários do transporte coletivo será alterado na véspera de natal | Prefeitura Municipal de Palmas

Atendimento presencial aos usuários do transporte coletivo será alterado na véspera de natal Nos dias…

10 horas ago