Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


O Ministério Público do Tocantins (MPTO) obteve na Justiça, na terça-feira, 21, uma sentença determinando que o Estado adote as providências para a instalação de uma cadeia pública feminina em Gurupi, inclusive inserindo esta ação em seu planejamento orçamentário.

Na sentença, é lembrado que Gurupi, mesmo sendo uma das maiores cidades do Tocantins, não possui estabelecimento para presas provisórias do sexo feminino.

Quando existe a necessidade de recolhimento de mulheres, é esvaziada uma cela na Casa de Prisão Provisória de Gurupi, voltada a presos do sexo masculino, situação que compromete a integridade física e moral delas. Em outros casos, as mulheres são deslocadas para a Unidade Prisional Feminina de Talismã, distante 127 quilômetros.

O Ministério Público, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Gurupi, vem requerendo providências desde 2018. Primeiramente pela via administrativa, esfera onde não conseguiu obter solução concreta, e depois pela via judicial, por meio de Ação Civil Pública proposta em 2021. Para o órgão de controle, a avaliação é de que o Estado se manteve inerte durante todo o período.

Na sentença, o magistrado da 1ª Vara da Fazenda Pública de Gurupi concorda com as sustentações do MPTO. “No caso em questão, o Ministério Público tem buscado resolver a situação desde 2018 por meio das vias administrativas. Ao longo dos anos, no entanto, não foi apresentada pelo Estado do Tocantins nenhuma posição eficaz quanto à resolução do impasse, ainda que de forma paulatina, e inclusive essa inércia ensejou a judicialização da demanda”, diz trecho da sentença judicial.

O Ministério Público atuou no processo representado pelo promotor de Justiça Reinaldo Koch Filho.





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Mutirão de encoleiramento da Prefeitura de Palmas contra calazar ocorre neste sábado, 5 | Prefeitura Municipal de Palmas

Mutirão de encoleiramento da Prefeitura de Palmas contra calazar ocorre neste sábado, 5 Ação promovida…

7 horas ago

Prefeitura de Palmas lança edital do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025 com R$ 150 mil em premiação | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas lança edital do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025 com R$ 150 mil…

12 horas ago

Casamento Comunitário no TJTO garante dignidade e segurança jurídica a famílias de Palmas

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) deu início, nesta sexta-feira (4/7), à primeira edição…

22 horas ago

Juiz decide mandar a júri popular homem acusado de matar o irmão em Bernardo Sayão após discussão sobre celular

O juiz Carlos Roberto de Sousa Dutra, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Colinas…

1 dia ago

Residente da Fesp produz podcast no Caps AD III de Palmas para fortalecer protagonismo e cuidado em Saúde Mental | Prefeitura Municipal de Palmas

Residente da Fesp produz podcast no Caps AD III de Palmas para fortalecer protagonismo e…

1 dia ago

Prefeitura de Palmas orienta população sobre o combate ao trabalho infantil | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas orienta população sobre o combate ao trabalho infantil Material de divulgação é…

1 dia ago