Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Pontos Chaves

  • Acesso a dados ambientais.
  • Transparência na gestão ambiental.
  • Monitoramento de resíduos sólidos.
  • Mapas de queimadas e desmatamento.

Neste 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, é bom lembrar que, com alguns cliques no portal do Ministério Público do Tocantins (MPTO), qualquer pessoa pode ter acesso a informações detalhadas sobre desmatamentos, queimadas e sobre a destinação de resíduos sólidos, podendo ser conferidos dados gerais sobre o Estado ou sobre cada um dos 139 municípios do Tocantins.

Estamos falando do Radar Ambiental, disponível no endereço www.mpto.mp.br e no aplicativo MPTO Cidadão. A ferramenta foi criada pelo Centro de Apoio Operacional de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma), com o objetivo de ampliar o acesso às informações nessa área.

“Nossa finalidade foi garantir a transparência que deve existir em relação à gestão dos recursos naturais e à proteção do meio ambiente”, explicou o coordenador do Caoma, promotor de Justiça Francisco Brandes Júnior.

Os dados extraídos do Radar Ambiental são confiáveis, de alta precisão e subsidiam as ações do próprio MPTO e de outros órgãos de defesa ambiental do Estado. Também podem ser úteis a gestores públicos, empreendedores agrícolas e ao cidadão.

Dentro do Radar Ambiental, as informações estão distribuídas em três painéis distintos.

Resíduos sólidos 

O “Painel de Monitoramento da Gestão dos Resíduos Sólidos” é o mais recente dos três painéis, lançado em março deste ano.

Nele, pode ser verificada a situação de lixões e aterros sanitários dos 139 municípios, com fotos, relatórios, coordenadas geográficas e outras informações, inclusive sobre as providências adotadas pelo MPTO. O objetivo é que qualquer pessoa possa acompanhar a implementação da política nacional de resíduos sólidos na sua cidade.

Conforme o painel, pelo menos 18 municípios do Tocantins realizam atualmente a disposição de seus resíduos em aterros sanitários, enquanto outros 121 ainda fazem a disposição em lixões.

Segundo a promotora de Justiça Maria Juliana Naves Dias do Carmo, que atua no Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente Desmatamentos – Gaema Resíduos Sólidos Urbanos, qualquer cidadão dos municípios pode se utilizar do Radar, com a finalidade de verificar a situação local, assim como ofertar denúncias e reclamações, no que diz respeito à política pública de resíduos sólidos local.

Queimadas

O Painel de Monitoramento de Queimadas e Incêndios Florestais do Tocantins utiliza imagens de satélites e outros dados, desde 2020, para mapear as queimadas no Tocantins durante o período crítico de estiagem (julho a outubro).

O levantamento traz dados gerais do Tocantins e também relacionados aos municípios, às terras indígenas, às unidades de conservação e até em relação aos empreendimentos agrícolas (resguardando os dados pessoais dos seus proprietários).

Em relação a 2023, o levantamento aponta que o Tocantins teve mais de 1,3 milhão de hectares queimados (equivalente a um milhão e 828 mil campos de futebol), entre julho e outubro. Apesar dos números alarmantes, os dados apontam uma redução de 42% nas áreas queimadas em comparação ao ano de 2022.

Os dados foram remetidos aos órgãos de proteção e estão sendo utilizados também pela subdivisão de queimadas e incêndios florestais do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente do Ministério Público do Tocantins (Gaema).

O promotor de Justiça Rui Gomes Pereira da Silva Neto, membro do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente Desmatamentos – Gaema Incêndios e Queimadas Florestais, informou que toda atuação estatal no combate e prevenção a grandes queimadas passa pelas informações elaboradas, sistematizadas e disponibilizadas pelo Ministério Público, em especial, para atuação na prevenção da brigadas municipais e demais órgãos municipais.

Desmatamentos

O Painel de Monitoramento do Desmatamento no Tocantins também é executado cruzando uma série de dados e de imagens de satélites, a fim de identificar os desmatamentos ilegais. 

Neste ano de 2024, o painel passou também a disponibilizar informações sobre desmatamento em tempo real. Nesse sentido, é revelado que, entre janeiro e maio, o total desmatado no Estado é de 24.525 hectares, dos quais 7.288,3 hectares (ou 30%) correspondem a desmatamentos não autorizados.

Para o Promotor de Justiça Mateus Ribeiro dos Reis, membro do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente Desmatamentos – Gaema Desmatamentos, mesmo o Estado do Tocantins apresentando números vigorosos de desmatamento, a atuação ministerial na região tem sido destaque nacional, a partir das informações geradas no sistema Radar Ambiental.

(Texto: Flávio Herculano – Ascom MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Mutirão de encoleiramento da Prefeitura de Palmas contra calazar ocorre neste sábado, 5 | Prefeitura Municipal de Palmas

Mutirão de encoleiramento da Prefeitura de Palmas contra calazar ocorre neste sábado, 5 Ação promovida…

4 horas ago

Prefeitura de Palmas lança edital do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025 com R$ 150 mil em premiação | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas lança edital do Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025 com R$ 150 mil…

9 horas ago

Casamento Comunitário no TJTO garante dignidade e segurança jurídica a famílias de Palmas

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) deu início, nesta sexta-feira (4/7), à primeira edição…

19 horas ago

Juiz decide mandar a júri popular homem acusado de matar o irmão em Bernardo Sayão após discussão sobre celular

O juiz Carlos Roberto de Sousa Dutra, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Colinas…

23 horas ago

Residente da Fesp produz podcast no Caps AD III de Palmas para fortalecer protagonismo e cuidado em Saúde Mental | Prefeitura Municipal de Palmas

Residente da Fesp produz podcast no Caps AD III de Palmas para fortalecer protagonismo e…

24 horas ago

Prefeitura de Palmas orienta população sobre o combate ao trabalho infantil | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas orienta população sobre o combate ao trabalho infantil Material de divulgação é…

1 dia ago