Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o  Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da Promotoria Regional Ambiental do Alto e Médio Araguaia, e o Município de Palmeirante nesta quarta-feira, 05, busca regularizar a gestão de resíduos sólidos no município, conforme estabelecido na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

O documento foi assinado pelo Promotor de Justiça Francisco Brandes e pelo prefeito de Palmeirante, Raimundo Brandão. Segundo o promotor, o documento representa um avanço na política de gestão de resíduos sólidos, destacando a importância de reconhecer as dificuldades dos municípios e buscar soluções para superar esses desafios. 

“Nós temos visto, ao longo das últimas décadas, que é possível que os municípios mais modestos do Estado tenham uma verdadeira gestão de resíduos sólidos. Este termo assinado com Palmeirante é um exemplo disso. Agora o próximo passo é  acompanhar, verificar a realidade de cada município, treinar e buscar soluções mais modernas para o enfrentamento dessa questão”, destacou Brandes.

O prefeito também  elogiou a aproximação do MPTO com os municípios. “Observando a grande dificuldade que os nossos municípios enfrentam em razão do aumento da geração de resíduos sólidos e ainda mais pela quantidade de lixões a céu aberto, é essencial essa parceria com o Ministério Público, para que a gente encontre formas viáveis de resolver esse problema e contribuir com a preservação do meio ambiente”, disse. 

Além da assinatura do TAC, o prefeito visitou o Centro de Apoio Operacional às promotorias de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma) onde também conferiu dados relativos ao município nos painéis de monitoramento de queimadas e desmatamento. 

Medidas a serem tomadas pelo Município

O TAC define prazos para que o Município adote práticas ambientalmente corretas na disposição final dos resíduos. Entre as principais ações previstas estão o início do licenciamento ambiental da área de depósito de resíduos sólidos, a suspensão do uso de lixões não licenciados, a recuperação de áreas degradadas e a implementação de medidas de gestão de resíduos, como coleta seletiva, reciclagem e compostagem. 

O Município também deve estudar alternativas sustentáveis e atualizar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. O documento também estabelece a responsabilidade do Poder Público, do setor empresarial e da coletividade em cumprir a PNRS.

MPTO

A fiscalização do cumprimento das obrigações será realizada pelo Ministério Público, que poderá aplicar sanções, como multas, em caso de descumprimento. O prefeito e o secretário de Meio Ambiente são os responsáveis pelo cumprimento das obrigações assumidas. 

(Texto: Daianne Fernandes – Ascom MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Fundação Cultural de Palmas oferece oficinas gratuitas de artes a partir desta terça, 6 | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação Cultural de Palmas oferece oficinas gratuitas de artes a partir desta terça, 6 As…

13 horas ago

Prefeitura de Palmas atualiza Planta de Valores Genéricos para o IPTU 2026 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas atualiza Planta de Valores Genéricos para o IPTU 2026 A correção de…

15 horas ago

Prefeitura adota estratégia regionalizada para intensificar tapa-buracos em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura adota estratégia regionalizada para intensificar tapa-buracos em Palmas Cidade foi dividida em três regiões…

16 horas ago

Palmas adere ao Enare para seleção de profissionais para programas de residência em saúde | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas adere ao Enare para seleção de profissionais para programas de residência em saúde Matrícula…

17 horas ago

Guarda Metropolitana Ambiental de Palmas resgata jaguatirica ferida próxima à Serra do Lajeado | Prefeitura Municipal de Palmas

Guarda Metropolitana Ambiental de Palmas resgata jaguatirica ferida próxima à Serra do Lajeado Felino com…

22 horas ago

Senado começa 2026 com a missão de aprovar o novo PNE — Senado Notícias

Em 2026, o Senado deve se debruçar sobre o projeto de lei que estabelece o…

22 horas ago