“Águas que banham aldeias e matam a sede da população. Águas que movem moinhos, são as mesmas águas que encharcam o chão …” os versos da canção Planeta Água, interpretada pelo músico Dorivã em celebração ao dia mundial da água, chamaram a atenção para a importância desse recurso na abertura da 13ª Semana Estadual da Água no Tocantins e do Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas. O evento foi prestigiado pelo promotor de justiça Konrad Wimmer, que atua na área de meio ambiente e representou o procurador Geral de Justiça do Ministério Público do Tocantins, Luciano Casaroti.
Realizado nesta quarta e quinta-feira, 22 e 23, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em Palmas, o encontro traz como tema “A Importância do Comitê na Gestão Hídrica do Estado”. Dentre os objetivos está promover a articulação, a troca de experiências e informações entre os CBHs, para fortalecimento e aperfeiçoamento da gestão sustentável dos recursos hídricos.
Para o promotor de Justiça, este é um debate importante para a sociedade, que precisa conhecer e se envolver mais nos comitês de bacias. “Este é um espaço em que representantes da comunidade de uma bacia hidrográfica discutem e deliberam a respeito da gestão e uso das águas, compartilhando responsabilidades com o poder público”, esclareceu.
O Tocantins conta atualmente com cinco CBHs instalados, sendo: Comitê de Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso; Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda, Comitê da Bacia Hidrográfica Manuel Alves da Natividade e o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza. Um sexto colegiado, contemplando a bacia do Rio Palma, acaba de ser criado.
Assinaturas
A abertura foi marcada pelas assinaturas de decretos que instituíram a cobrança do uso da água na Bacia Rio Formoso e da criação do Comitê de Bacia do Rio Palma, além do repasse de convênio entre a Semarh e o Consórcio Intermunicipal para Gestão Compartilhada da Bacia Hidrográfica do Médio Tocantins (CI Lago). O recurso deve ser utilizado para apoio, estruturação e funcionamento dos cinco Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado.
Também foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a Semarh, o Comitê de Bacia do Lago de Palmas e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), para a implantação do quarto Centro de Referência de Recuperação de Áreas Degradadas (CRRAD), na Capital.
Autoridades
O evento é organizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh) e contou com a presença de várias autoridades e parceiros, entre eles o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, Marcelo Lellis; representando a Assembleia Legislativa, a deputada Cláudia Lellis, presidente da Comissão de Minas, Energia, Meio Ambiente e Turismo; desembargadora Ângela Prudente, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins; o reitor da Unitins, Augusto Resende; o presidente do consórcio intermunicipal do lago, Manoel Silvino, prefeito de Tocantínia; o presidente do Fórum Tocantinense dos Comitês de Bacias Hidrográficas, Jair Oliveira Costa Filho; o coordenador estadual de Defesa Civil, Erisvaldo de Oliveira Alves; e a representante da Agência Nacional das Águas, Renata Maranhão.
Texto por Daianne Fernandes – Ascom/MPTO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (31), o Projeto de Lei…
O Tribunal do Júri da Comarca de Xambioá, realizado nesta quinta-feira (30/10), condenou cinco homens…
No sul do Tocantins, uma mulher aprendeu a empreender observando a força e a sabedoria…
As empreendedoras Ana Siqueira Calleri (RO), Vilena Ribeiro Silva (MA), Lia Barros (PR), Camila Policarpo…
Palmas lança Núcleo de Cidadania de Adolescentes para certificação do selo Unicef Lançamento foi realizado…
Prefeitura de Palmas disponibiliza linha exclusiva para acesso aos cemitérios no Dia de Finados Ônibus…