Categories: Estado

Portal do Ministério Público Estadual do Tocantins


O promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior abordou nesta quarta-feira, 18, em palestra realizada no auditório da Universidade Federal do Tocantins (UFT), as ações do Ministério Público do Tocantins (MPTO) que visam garantir a efetividade do ensino e da aprendizagem nas escolas públicas. Ele chamou a atenção, principalmente, para que servidores, técnicos, professores e gestores identifiquem e adotem as providências corretas em relação a casos de violência envolvendo crianças e adolescentes.

O tema foi abordado no evento “Encontro Presencial – EducaTO”, promovido pela Rede ColaborAção Tocantins, que reuniu autoridades, secretários, coordenadores pedagógicos, professores, entre outros profissionais da educação de todo o Estado.

O promotor, que é coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância, Juventude e Educação (Caopije), afirmou que o professor deve procurar seus gestores para saber o que fazer quando identificado um caso de violência envolvendo criança ou adolescente. “Quem deve ser comunicado? Onde levar? Quem acionar? É preciso haver um fluxo adequado para casos como esses. Para saber onde ir, como agir. Todo município deve ter esse atendimento muito bem estabelecido para prestar toda assistência e auxílio necessário a quem é vítima”, afirmou.

Sidney ressaltou que tudo precisa estar muito bem definido para que a criança e o adolescente não sejam vítimas da chamada “violência institucional”.

“Houve casos em que a criança precisou contar a mesma história [de abuso sexual] oito vezes. Isso não pode ocorrer. É, inclusive, crime. Há protocolos internacionais preestabelecidos de escuta especializada. E as escolas devem estabelecer rotinas a serem seguidas em casos como esse”, afirmou Sidney.

Quem também falou no evento foi a analista de educação do Caopije, Elaine Aires Nunes, que abordou a importância da colaboração interinstitucional para assegurar o direito à educação de qualidade.

“Essa união, por meio do projeto EducaTO, da Rede ColaborAção Tocantins, tem contribuído decisivamente para o fortalecimento da gestão e da prática pedagógica nas escolas municipais do Estado. A atuação do projeto concentra-se em formar, acompanhar, monitorar e avaliar as ações. São mais de sete mil envolvidos”, afirmou Elaine.

O “Encontro Presencial – EducaTO”, segue até esta sexta-feira, 20. A expectativa é que participem dos debates representantes de cerca de 110 municípios do Estado. (João Pedrini)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas conclui abordagens educativas para conscientização sobre trabalho infantil | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas conclui abordagens educativas para conscientização sobre trabalho infantil Ação aconteceu na manhã…

48 minutos ago

Prefeito Eduardo Siqueira Campos destaca papel da Escola Sesi de Referência e defende parceria para avanço da indústria 4.0 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeito Eduardo Siqueira Campos destaca papel da Escola Sesi de Referência e defende parceria para…

1 hora ago

Prefeitura de Palmas leva apresentação sobre mobilidade urbana para o Arena ANTP 2025, em São Paulo | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas leva apresentação sobre mobilidade urbana para o Arena ANTP 2025, em São…

1 hora ago

Senadora Professora Dorinha celebra sanção do Sistema Nacional de Educação, marco histórico para o país • Senadora Professora Dorinha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (31), o Projeto de Lei…

16 horas ago

júri condena cinco homens por homicídio e organização criminosa e penas passam de 31 anos

O Tribunal do Júri da Comarca de Xambioá, realizado nesta quinta-feira (30/10), condenou cinco homens…

18 horas ago

Empreendedora tocantinense transforma produtos da Amazônia em negócios globais e leva o Tocantins ao pódio nacional | ASN Tocantins

No sul do Tocantins, uma mulher aprendeu a empreender observando a força e a sabedoria…

20 horas ago