O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid), participou nesta terça-feira, 07, de uma reunião para articular parceria entre órgãos ligados ao Sistema de Justiça para o desenvolvimento do projeto “Maria nas Comunidades”.
O projeto é uma iniciativa do Poder Judiciário que tem como objetivo conhecer de perto a realidade da mulher tocantinense, por meio de visitas aos municípios e da promoção de ações voltadas ao fortalecimento da mulher. A ideia é trabalhar temas ligados à Lei Maria da Penha e à igualdade de gênero no âmbito político e social.
Representando o MPTO, a promotora de Justiça Isabelle Figueiredo elogiou a iniciativa, fez pontuações sobre a necessidade de criar um sistema que permita o compartilhamento de dados que retratem a realidade local. Também sugeriu incluir ações que estimulem o empreendedorismo feminino e sobre a representatividade feminina na política.
O projeto foi apresentado pelo Ouvidor Geral do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto. Segundo ele, a intenção do TJTO é assinar um Termo de Cooperação com os demais órgãos do Sistema de Justiça, no próximo dia 30.
Participação
Também compareceram à reunião a Defensora pública Vanda SuelIi; a presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica no Tocantins (ABMCJ/TO), Gizella Bezerra; a chefe de gabinete Glacielle Torquato; a coordenadora da Ouvidoria da Mulher, Alessandra Adorno; a delegada Titular da 1ª DEAM, Suzana Fleury; a delegada titular da 2ª DEAM, Cintia Miura Nakayama; a secretária-geral da Comissão de Direitos Humanos da OAB/TO, Andrêssa Preto, e o servidor Denilson Mariano de Brito, representando a Ouvidoria Regional Eleitoral do Tocantins, entre outros.
Dedetização nos fóruns do interior é reagendada para 28 e 29 de novembro Por Heloísa…
As diretrizes e metas da segunda edição do projeto Plantar para ComPENSAR foram apresentadas às…
O mutirão de audiências realizado na Comarca de Palmas aprovou 110 Acordos de Não Persecução…
Mais de mil currículos já estão cadastrados nas vagas ofertadas pelo Mutirão Palmas Mais Empregos…
Como parte da campanha do Novembro Azul, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) promoveu…
Equipe técnica da Semed formaliza entrega de relatório para a Comissão Coordenadora de Monitoramento e…