Categories: Estado

Portal do Ministério Público Estadual do Tocantins


Atendendo a uma ação de expedição de portaria judicial do Ministério Público do Tocantins (MPTO), o Juizado Especial da Infância e Juventude de Palmas proibiu, nesta segunda-feira, 20, a entrada de crianças e adolescentes no show da funkeira MC Pipokinha, marcado para ocorrer no dia 7 de abril, em uma casa de eventos da capital.

O pedido para expedição da portaria destinada a regulamentar o acesso e permanência de crianças e adolescentes no “Baile da Pipokinha” foi assinado pelo promotor de Justiça Sidney Fiori Júnior, titular da 21ª Promotoria de Justiça da Capital e que atua na área da infância e juventude.

O MPTO argumentou que o show da artista é inadequado para crianças e adolescentes, “haja vista a insinuação [nos shows] de sexo explícito e a utilização de palavras de baixo calão”.

“Analisando os vídeos expostos na internet, bem como em redes sociais, verifica-se que o show proporcionado pela MC é permeado de conteúdo inadequado a crianças e adolescentes, com músicas que estimulam a prática sexual, gestual obsceno e, até mesmo, aparente realização de sexo explícito, bem como falas ofensivas, que ultrapassam qualquer limite socialmente adequado para menores de 18 anos”, cita o promotor.

O Ministério Público frisa que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece que é direito das crianças e adolescentes frequentarem espetáculos, desde que respeitada sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.

A decisão impõe ainda que a empresa organizadora faça a fiscalização para proibir o acesso de menores de 18 anos à festa. Se alguma criança ou adolescente adentrar o evento, de forma irregular, a Justiça determina que o Conselho Tutelar seja acionado imediatamente.

“A empresa organizadora do evento deverá realizar a ampla divulgação nos meios de comunicação quanto à classificação indicativa do show denominado ‘Baile da Pipokinha’ e, em especial, acerca da conscientização e proibição de venda de ingressos para menores de 18 anos”, cita, ainda, a decisão.

Os organizadores poderão ser multados e responder criminalmente em caso de desobediência. (João Pedrini/MPTO)





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Senadora Professora Dorinha celebra sanção do Sistema Nacional de Educação, marco histórico para o país • Senadora Professora Dorinha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (31), o Projeto de Lei…

3 horas ago

júri condena cinco homens por homicídio e organização criminosa e penas passam de 31 anos

O Tribunal do Júri da Comarca de Xambioá, realizado nesta quinta-feira (30/10), condenou cinco homens…

5 horas ago

Empreendedora tocantinense transforma produtos da Amazônia em negócios globais e leva o Tocantins ao pódio nacional | ASN Tocantins

No sul do Tocantins, uma mulher aprendeu a empreender observando a força e a sabedoria…

7 horas ago

Sebrae revela vencedoras do Prêmio Mulher de Negócios | ASN Tocantins

As empreendedoras Ana Siqueira Calleri (RO), Vilena Ribeiro Silva (MA), Lia Barros (PR), Camila Policarpo…

7 horas ago

Palmas lança Núcleo de Cidadania de Adolescentes para certificação do selo Unicef | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas lança Núcleo de Cidadania de Adolescentes para certificação do selo Unicef Lançamento foi realizado…

9 horas ago

Prefeitura de Palmas disponibiliza linha exclusiva para acesso aos cemitérios no Dia de Finados | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas disponibiliza linha exclusiva para acesso aos cemitérios no Dia de Finados Ônibus…

10 horas ago