O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, participou, nesta terça-feira, 14, da abertura oficial da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, acompanhado da primeira-dama e secretária municipal de Ação Social, Polyanna Siqueira Campos, de conselheiros municipais de Assistência Social e de integrantes da gestão municipal.
A conferência, realizada no auditório do Colégio Estadual Professora Elisângela Glória Cardoso, em Palmas, segue até quinta-feira, 16, com o tema ‘20 Anos do Sistema Único de Assistência Social (Suas): Construção, Proteção Social e Resistência’. O evento reúne cerca de 500 participantes, entre secretários estaduais e municipais, profissionais da Assistência Social e representantes da sociedade civil.
Eduardo disse que o evento promove a participação democrática e o fortalecimento das políticas públicas, e que o diálogo e a união entre os entes federativos são fundamentais para ampliar a efetividade das ações na área social.
“Precisamos otimizar recursos, porque tudo o que se investe em assistência social é pouco diante da miséria e da fome. Organizamos políticas antes fragmentadas, juntando união, estados e municípios. Elegemos na Capital a segurança alimentar como prioridade e, hoje, servimos quatro mil refeições por dia nos Restaurantes Comunitários, fortalecendo a saúde e reduzindo gastos públicos, disse.
O evento também contou com a presença do governador do Tocantins, Laurez Moreira, que recebeu a proposta de minuta para criação da Lei do Sistema Único de Assistência Social do Tocantins. “Vamos encaminhar o projeto de lei para a Casa Civil e, em seguida, para a Assembleia Legislativa. É necessário unir forças e trazer melhorias para milhares de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade em nosso estado”, afirmou.
Participação
O secretário-executivo da Ação Social de Palmas, Amílson Rodrigues, participa da conferência como conselheiro estadual, representando Palmas e apresenta um painel com o tema, ‘Momento de Conferir’, onde é avaliado o que foi cumprido, total ou parcialmente, das trinta propostas debatidas e votadas democraticamente na conferência estadual de 2023.
Durante os dois dias de encontro, serão discutidas e aprovadas as propostas do Tocantins que deverão ser levadas à etapa nacional, prevista para ocorrer em Brasília (DF), de 6 a 9 de dezembro de 2025.
Texto: Eliene Campelo
Edição: Denis Rocha
1/1
Obras do Residencial Parque dos Ipês I, II e III alcançam 70% de execução e…
Mais de 160 residências no Jardim Taquari devem ser restauradas com novas telhas até esta…
A sanção da Lei Complementar nº 448/2025 pelo prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, nesta…
Conselho Municipal de Assistência Social avalia Planos de Ação 2026 dos CRAS Encontro avaliou os…
Prazo para solicitação de matrículas para alunos novatos encerra nesta sexta-feira, 16 Pais ou responsáveis…
Na volta dos trabalhos em fevereiro, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado…