A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Bem-estar Animal, reforça a importância da prevenção contra verminoses e doenças gastrointestinais em cães e gatos durante o Março Azul-Marinho. A campanha tem o objetivo de conscientizar tutores sobre os riscos dessas enfermidades e orientar sobre os cuidados necessários para a saúde dos animais.
A gerente de Avaliação de Maus-tratos a Animais, Natália Rodrigues Costa, destaca a necessidade da prevenção. “Muitas dessas doenças podem se manifestar sem sinais visíveis nos primeiros estágios, o que pode agravar o quadro de saúde do animal. Manter a vermifugação em dia e garantir uma alimentação adequada são medidas essenciais para evitar complicações”, explica.
As verminoses podem ser transmitidas por contato com ambientes contaminados, ingestão de água ou alimentos infectados e até mesmo por pulgas e carrapatos. Entre os sintomas mais comuns estão diarreia, vômito, perda de peso e fraqueza.
Prevenção
A Prefeitura orienta os tutores a manterem a carteira de vacinação e a vermifugação dos animais em dia, a realizarem consultas veterinárias regularmente e a evitarem que os pets tenham acesso a locais com acúmulo de fezes e lixo.
A campanha Março Azul-Marinho busca sensibilizar a população sobre os impactos dessas doenças na saúde animal e pública, reforçando a necessidade de cuidados preventivos para garantir o bem-estar dos animais.
Texto: Fernanda Leme
Edição: Iara Cruz
O Senado aprovou no dia 1º de julho o projeto que institui a Política Nacional…
Em mais uma agenda de viagem pelo Tocantins, a senadora Professora Dorinha (União) esteve neste…
O projeto de lei que autoriza o funcionamento de cassinos e bingos, legaliza o jogo…
A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), presidida pela senadora Professora Dorinha Seabra (União), realiza nesta…
Nova operação do transporte de Palmas completa dois meses com aprovação de usuários Mais de…
“É com ela que eu quero viver até o fim da vida” A declaração…