Cem mulheres serão atendidas neste final de semana com o Projeto Vidas Planejadas para a inserção gratuita do dispositivo intrauterino (DIU) na Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Taquari. Neste sábado, 13, será realizado o procedimento em 50 mulheres e, no domingo, 14, mais 50 mulheres serão contempladas.
O Projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e da Secretaria Municipal de Ação Social e da Mulher, com o Governo Estadual do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual da Mulher e da Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins (SES-TO), através do Comitê Estadual de Prevenção do Óbito Materno, Fetal e Infantil (Cepomfi).
A primeira-dama de Palmas e secretária de Ação Social e da Mulher, Polyanna Siqueira Campos esteve na USF Taquari e conversou com algumas mulheres que aguardavam o atendimento. “Estamos felizes em realizar essa ação em parceria com o Cepomfi justamente por saber que muitas mulheres desejavam fazer o procedimento e encontravam dificuldades, aqui ela é atendida de forma rápida e segura”, pontuou.
“O projeto Vidas Planejadas está percorrendo o Estado inteiro e tem como objetivo capacitar médicos e enfermeiros na inserção do DIU para beneficiar as mulheres que não têm tido acesso ao dispositivo e estamos aqui no final de semana justamente para alcançar as mulheres que trabalham fora e precisam do atendimento”, explicou a presidente do Cepomfi, Raquel Marques.
Fortalecimento do Planejamento Familiar
A ação reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do planejamento familiar e assistência às mulheres. Além da ampliação da oferta do serviço na rede em que, até o momento, o procedimento era ofertado apenas no Ambulatório Municipal de Atenção à Saúde Dr. Eduardo Medrado (Amas) e passará a ser realizado, gradualmente, nas unidades de saúde.
Capacitação e Ampliação do Serviço
O superintendente de Atenção à Saúde da Semus, Paulo Henrique Teixeira, explica que, para isso, quatro médicos da atenção primária passaram por uma formação e, na sequência, serão quatro enfermeiros. “O planejamento familiar já é feito nas unidades, com o aconselhamento para que os pais entendam qual o melhor momento para gerar uma criança ou, por exemplo, qual o método contraceptivo que se encaixa melhor na rotina e vida do casal”, explicou.
A cozinheira Eliane Ribeiro Bonfim, 43 anos, já tem um casal de filhos e não pretende engravidar novamente. Por não ter se adaptado com o uso de anticoncepcional, ela optou pela inserção do DIU. “É um método seguro e a opção mais indicada para o meu caso”, explicou. A jovem Gabriela Alves Madeira, de 23 anos, deu à luz há sete meses e, por ser bem recente, tem optado pela segurança. “É uma forma de me cuidar e evitar que venha outro tão rápido.”
Texto: Gabriela Letrari e Eliene Campelo
Edição: Fernanda Sousa
Formatura da 10ª turma do Projeto Pescar celebra inclusão social e capacitação de jovens em…
Desfile Natal Luz celebra criatividade cultural palmense Programação continua neste sábado, 13, a partir das…
O Comitê Gestor de Priorização do Primeiro Grau realizou, nesta sexta-feira (12/12), a última reunião…
Prefeitura de Palmas realiza encontro com beneficiários do projeto Juntos pela Inclusão Iniciativa teve como…
Agentes de trânsito de Palmas realizam palestra sobre segurança viária para funcionários de empresa na…
À frente de uma equipe formada por 96 servidores(as), a diretora de Tecnologia da Informação…