Com o objetivo de instituir e formalizar o Comitê Interinstitucional de Acompanhamento Integral da Criança e Adolescente com Deficiência e sua Família (CIAICAD), além de promover a integração entre as políticas de educação, saúde e assistência social municipais e estaduais — assegurando acesso, permanência e atendimento adequado aos estudantes com deficiência — a Prefeitura de Palmas assinou, nesta segunda-feira, 1º de dezembro, um Acordo de Cooperação Técnica com o Estado do Tocantins, a Defensoria Pública Estadual (DPE-TO) e o Ministério Público do Tocantins (MPE-TO). A iniciativa também visa reduzir o número de judicializações decorrentes da falta de articulação entre os sistemas.
O documento foi assinado pelo prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, pela primeira-dama e secretária de Ação Social e da Mulher, Polyanna Siqueira Campos, pela secretária municipal da Educação Anice de Souza Moura, e pela secretária-executiva de Saúde Ludmila Monturil, além de representantes das instituições parceiras.
Mães atípicas e desafios
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede), Mônica Costa, destacou os desafios enfrentados pelas mães atípicas e a invisibilização que muitas vezes acompanha essa realidade. “A complexidade da maternidade, especialmente das mães que se dedicam integralmente, é maior do que se pode imaginar. Por isso esse comitê é tão importante para nós”, afirmou.
Durante a solenidade, o prefeito Eduardo Siqueira Campos ressaltou a relevância histórica do pacto. “Podemos celebrar esta assinatura histórica em favor das crianças e adolescentes com deficiência e das mães atípicas. São pessoas que precisam de ações urgentes diante de uma realidade dura, e o poder público muitas vezes demora a reagir. Criamos superintendências nas áreas da saúde, educação e assistência social para tratar deste tema e estamos discutindo a criação de uma transferência mínima de renda para essas famílias”, destacou.
O defensor público-geral do Tocantins, Pedro Alexandre, também frisou a importância da iniciativa. “Nossa missão é promover a mediação e a articulação com as demais instituições, assegurando que as pessoas em situação de vulnerabilidade participem das decisões que afetam suas vidas. A celebração deste termo representa um importante avanço, demonstrando maturidade institucional e sensibilidade diante das necessidades da população”, afirmou.
Integração e suporte social
A secretária de Ação Social e da Mulher, Polyanna Siqueira Campos, reforçou que o acordo representa um marco importante para a proteção social. “Este é um passo decisivo para que nossas políticas públicas funcionem de forma integrada e contínua. Quando unimos esforços, conseguimos oferecer às crianças, adolescentes e suas famílias um atendimento mais ágil, humano e completo. Nosso compromisso é garantir que ninguém fique sem suporte, especialmente aqueles que mais precisam do olhar atento do poder público”, disse.
A coordenadora do Nudeca, defensora pública Elisa Maria Pinto de Souza, agradeceu o empenho dos integrantes do Comitê e destacou a construção desse espaço de participação. “Foram dois anos de intenso aprendizado até chegarmos a este formato. Nosso objetivo é criar um ambiente capaz de solucionar demandas extrajudiciais e reduzir ações que sobrecarregam o Judiciário e que poderiam ser resolvidas com uma simples conversa. Como muitas famílias estão em situação de vulnerabilidade e, muitas vezes, não têm condições de se deslocar, entendemos a necessidade de formalizar um espaço de diálogo, com reuniões regulares, para garantir que o planejado se torne realidade”, ressaltou.
A secretária municipal da Educação Anice Moura, também destacou a importância do termo. “A assinatura deste Termo de Cooperação representa um passo essencial para fortalecermos a rede de proteção das nossas crianças e adolescentes. Quando unimos instituições comprometidas, ampliamos nossa capacidade de prevenir violações, identificar situações de risco e oferecer apoio adequado às famílias”, afirmou.
Avanço na rede de proteção
Com a criação do comitê e a formalização do acordo entre as instituições, Palmas avança na construção de uma rede mais integrada, justa e eficiente, comprometida em assegurar o pleno desenvolvimento das crianças e adolescentes com deficiência e o acolhimento de suas famílias.
Texto: Eliene Campelo
Edição: Fernanda Sousa
Prefeitura de Palmas promove ações de educação no trânsito e reforça cuidados no retorno das…
Conselho Municipal de Assistência Social aprova Plano de Ação Emergencial para atendimento às famílias do…
Secretaria de Relações Institucionais recebe equipe de vôlei adaptado que participará de competição nacional no…
A Comarca de Arapoema, no norte do Tocantins, definiu o calendário para a primeira temporada…
Prefeitura de Palmas retoma Capital da Fé e anuncia programação com grandes nomes da música…
Prefeitura de Palmas autoriza doação de área para ampliação do Fórum da Capital Iniciativa reforça…