A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, realizou uma reunião para ajustar a implantação do Sistema de Informação Geográfica (SIG). Trata-se de um mecanismo que visa modernizar a gestão pública na Capital, facilitando o acesso aos serviços essenciais do município.
O Sistema de Informação Geográfica (SIG) consiste em uma tecnologia que mapeia e organiza dados da cidade, permitindo visualizar informações detalhadas sobre ruas, construções, áreas de risco, recursos naturais e muito mais. A plataforma produz e trabalha imagens e informações precisas que vão facilitar o planejamento e a tomada de decisões.
O secretário municipal de Planejamento Urbano, Ronaldo Dimas, afirmou que o SIG vai melhorar o acesso da população a vários serviços e transformar a capacidade de gestão municipal. “Com este sistema, vamos avançar muito nos dados coletados, no monitoramento de problemas, no acesso a serviços básicos pela população de um modo geral. Será um passo enorme na gestão pública da nossa Capital”.
Dimas destaca ainda que o sistema também permite a otimização e melhoria na coleta de lixo, no transporte público, na iluminação e outros serviços, garantindo mais qualidade e agilidade.
A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e a Agência de Tecnologia da Informação do Município de Palmas têm trabalhado para ajustar os últimos detalhes de implantação do SIG o quanto antes.” Com ele, vamos fazer o monitoramento do crescimento da cidade em tempo real, essa é outra vantagem muito grande do novo sistema. Palmas terá um avanço significativo com toda essa plataforma que vai modernizar o trabalho das nossas secretarias”, disse Fabiano Souza.
A agenda contou também o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Paulo César Monteiro, o procurador-geral, Renato de Oliveira, e com representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e Finanças, além do reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luiz Eduardo Bovolato e o presidente da Agência de Tecnologia da Informação de Palmas (Agtec), Fabiano Sousa.
Texto: Lucas Ferreira
Edição: Denis Rocha
1/2
O mutirão de audiências realizado na Comarca de Palmas aprovou 110 Acordos de Não Persecução…
Mais de mil currículos já estão cadastrados nas vagas ofertadas pelo Mutirão Palmas Mais Empregos…
Como parte da campanha do Novembro Azul, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) promoveu…
Equipe técnica da Semed formaliza entrega de relatório para a Comissão Coordenadora de Monitoramento e…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) integrou a programação do IV Congresso do Fórum…
Prefeitura de Palmas reforça linhas do transporte público para atender estudantes durante o Enem 2025…