Categories: Palmas

Prefeitura de Palmas celebra conquista do voto feminino durante evento na Câmara Municipal | Prefeitura Municipal de Palmas


Prefeitura de Palmas celebra conquista do voto feminino durante evento na Câmara Municipal

Palestra na Casa  de Leis de Palmas destaca importância da participação feminina na política e na luta por igualdade

Na manhã desta segunda-feira, 24, a Prefeitura de Palmas, por meio das Secretarias Municipal da Mulher (Semup) e de Ação Social (Semas), promoveram uma palestra inspiradora sobre a conquista do voto feminino. O evento, realizado na Câmara Municipal de Palmas, contou com a presença de alunas do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Mestre Pacífico Siqueira Campos.

Na ocasião, a secretária municipal da Mulher, Solange Duailibe, enfatizou a relevância do tema afirmando que: “hoje é uma data memorável. A conquista do direito ao voto foi um marco importante para todas as mulheres. Naquela época, muitas lutaram arduamente por cidadania, respeito e pela participação política, tanto para votar quanto para serem votadas. Celebrar um dia como hoje nos convida a refletir e agir. Precisamos continuar avançando, pois as mulheres ainda são sub-representadas em câmaras municipais, assembleias legislativas, no senado e na câmara federal. Essa é uma luta contínua que devemos abraçar para garantir mais vozes femininas nos espaços de decisão política. Hoje, comemoramos a conquista do voto feminino, que há 93 anos nos permite votar, ser votadas e ampliar nossos direitos”.

A estudante Geovana Pereira, do 9º ano, compartilhou sua impressão sobre a palestra: “O que mais me chamou a atenção foi saber quando as mulheres puderam ter benefícios : como por exemplo cantar em público, ser ela mesma e votar. Na sala de aula a professora já tinha falado um pouco mais sobre o voto feminino e de quando as mulheres passaram a ter direito a votar e quanto isso foi significativo para as elas”.

O voto feminino no Brasil foi reconhecido em 1932 e incorporado à Constituição de 1934, embora inicialmente fosse facultativo. Somente em 1965, tornou-se obrigatório, equiparando-se ao direito dos homens. A palestra não apenas celebrou essa conquista, mas também reforçou a importância da luta contínua pela igualdade de gênero na política.

Também estiveram presentes a secretária-executiva da Mulher, Mariza Sales; e as vereadoras Karina Café e Iolanda Castro, além da diretora da Escola Municipal Mestre Pacífico, Ana Paula Santos. 

Texto: Daniel Reis – estagiário sob supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom

Edição: Denis Rocha



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Quem são os(as) novos(as) desembargadores(as) do Tribunal de Justiça do Tocantins

Experientes, com sólidas formações, conhecedores da realidade tocantinense, firmes nas decisões, e com olhares sensíveis.…

2 horas ago

Tribunal de Justiça empossa oito novos desembargadores; corte passa a ter 19 membros

O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) elegeu e deu posse a…

3 horas ago

Balanço aponta que mais de 3.440 atendimentos foram ofertados no dia D pela Primeira Infância | Prefeitura Municipal de Palmas

Balanço aponta que mais de 3.440 atendimentos foram ofertados no dia D pela Primeira Infância…

5 horas ago

Comarca de Alvorada anuncia vencedora do concurso de logomarca para projeto de sustentabilidade

Criatividade, consciência ambiental e protagonismo juvenil marcaram o Concurso de Criação da Logomarca do Projeto…

5 horas ago

Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025…

5 horas ago

Atendimento presencial aos usuários do transporte coletivo será alterado na véspera de natal | Prefeitura Municipal de Palmas

Atendimento presencial aos usuários do transporte coletivo será alterado na véspera de natal Nos dias…

5 horas ago