Com a finalidade de consolidar as políticas públicas integradas voltadas à moradia de interesse social, a Secretaria Municipal de Habitação criou o Grupo Institucional do Poder Público (Gipp), por meio do Decreto N.º 2.715/2025, publicado no Diário Oficial do Município (DOM). A medida tem como foco garantir condições adequadas de moradia e qualidade de vida às famílias beneficiadas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), conforme diretrizes estabelecidas pela Portaria N.º 75/2025 do Ministério das Cidades.
De acordo com o secretário de Habitação, Marlen Ribeiro, o GIPP será responsável por articular e implementar políticas públicas em diversas frentes, como habitação, educação, saúde, assistência social, segurança pública, geração de trabalho e renda, assegurando uma atuação intersetorial e eficiente no atendimento às demandas dos beneficiários da habitação de interesse social.
Segundo o decreto, o Grupo funcionará como instância formal de governança participativa, promovendo o diálogo entre o poder público e os grupos representativos locais. A proposta inclui a criação e acompanhamento de um Plano de Ação de Demandas Prioritárias, com o envolvimento direto dos moradores por meio do Grupo Gestor Local (GGL), a ser formado pelas próprias famílias beneficiadas, com apoio técnico especializado.
O Gipp será composto por representantes de nove secretarias municipais e da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), garantindo uma abordagem ampla e integrada. São elas:
Coordenação
O decreto também estabelece que o secretário de Habitação será o responsável por coordenar os trabalhos e por encaminhar informações aos órgãos competentes, como o Ministério das Cidades, além de editar regulamentos para aprimorar a execução das ações previstas.
“Nosso objetivo é ir além da entrega da moradia. Queremos garantir que essas famílias tenham acesso a saúde, educação, segurança e oportunidades de desenvolvimento. Com o Gipp, teremos uma estrutura formal para acompanhar e dar respostas concretas às demandas que surgirem nos empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida”, afirmou Marlen Ribeiro.
Texto: Samara Martins
Edição: Denis Rocha
Defesa Civil alerta para risco de tempestade com possibilidade de queda de granizo nesta quarta-feira,…
A senadora Professora Dorinha articulou junto ao Governo Federal, por intermédio do Ministério da Integração…
Gradagem de terras já beneficiou mais de 400 agricultores Ação é realizada pela Prefeitura de…
Prefeitura de Palmas prorroga prazo para credenciamento de agricultores familiares no Programa de Aquisição de…
Empresários tocantinenses participam da NRF Retail’s Big Show 2026, em Nova Iorque (EUA), por meio…
O juiz diretor do Foro da Comarca de Paranã, Frederico Paiva Bandeira de Souza, oficializou,…