Categories: Palmas

Prefeitura de Palmas define estratégias para fortalecer política de combate às drogas | Prefeitura Municipal de Palmas


Prefeitura de Palmas define estratégias para fortalecer política de combate às drogas

Encontro do Fórum Estadual da Política sobre Drogas discute implantação do Centro Pop e da Casa de Passagem na Capital

A implantação do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e de uma Casa de Passagem em Palmas foi tema central da reunião do Fórum Estadual da Política de Combate às Drogas, realizada nesta quarta-feira, 13, no Centro de Atendimento Psicossocial – Caps III AD, com participação da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas).

A superintendente de Proteção Especial da Secretaria Municipal de Ação Social, Marlucy Albuquerque, informou que a gestão municipal já está estruturando as duas unidades, que terão como objetivo oferecer acolhimento, orientação e apoio a pessoas em situação de rua, incluindo aquelas com problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas. A previsão é que ambos os serviços entrem em funcionamento a partir de 2026.

O Fórum Estadual é composto por representantes do poder público municipal e estadual, sociedade civil, especialistas, Defensoria Pública Estadual, Tribunal de Justiça do Tocantins e outros atores sociais. A assessora territorial do Projeto Gente — desenvolvido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad) em parceria com a Fiocruz —, Luz Arinda Barba Malves, ressaltou que o espaço tem como objetivo promover debates e identificar políticas públicas voltadas à prevenção e ao combate às drogas.

“O Fórum busca compreender a situação atual da política sobre drogas nos equipamentos públicos e aprimorar a rede de atendimento a grupos vulneráveis”, afirmou.

Centro Pop

O Centro Pop integra a Proteção Social Especial de Média Complexidade da Assistência Social e será gerido pela Prefeitura de Palmas, por meio da Semas. O espaço oferecerá serviços de orientação e apoio a pessoas em situação de rua, incluindo usuários de substâncias psicoativas.

Casa de Passagem

A Casa de Passagem de Palmas será uma unidade de acolhimento institucional destinada a receber, por até três meses, pessoas em situação de rua. O serviço oferecerá suporte social e ações voltadas à construção da autonomia dos atendidos.

Texto: France Santiago

Edição: Denis Rocha



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Em Araguaína, presidente do TJTO entrega instalação definitiva da CPE Norte e anuncia nomeação de novos servidores

A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, entregou nesta…

28 minutos ago

Judiciário e instituições do Tocantins criam grupo de trabalho para garantir saúde mental de adolescentes no sistema socioeducativo

Iniciativa liderada pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), que reúne Governo do Estado, Ministério…

1 hora ago

Teste de aceitação da alimentação escolar avalia novo prato na ETI Luiz Gonzaga | Prefeitura Municipal de Palmas

Teste de aceitação da alimentação escolar avalia novo prato na ETI Luiz Gonzaga Torta de…

2 horas ago

Obras no Distrito Industrial de Taquaralto avançam com pavimentação asfáltica | Prefeitura Municipal de Palmas

Obras no Distrito Industrial de Taquaralto avançam com pavimentação asfáltica O investimento de R$ 40,2…

4 horas ago

Mais de 400 servidores da Educação têm progressões e gratificações concedidas pela Prefeitura de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Mais de 400 servidores da Educação têm progressões e gratificações concedidas pela Prefeitura de Palmas…

5 horas ago