Categories: Palmas

Prefeitura de Palmas define estratégias para fortalecer política de combate às drogas | Prefeitura Municipal de Palmas


Prefeitura de Palmas define estratégias para fortalecer política de combate às drogas

Encontro do Fórum Estadual da Política sobre Drogas discute implantação do Centro Pop e da Casa de Passagem na Capital

A implantação do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e de uma Casa de Passagem em Palmas foi tema central da reunião do Fórum Estadual da Política de Combate às Drogas, realizada nesta quarta-feira, 13, no Centro de Atendimento Psicossocial – Caps III AD, com participação da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas).

A superintendente de Proteção Especial da Secretaria Municipal de Ação Social, Marlucy Albuquerque, informou que a gestão municipal já está estruturando as duas unidades, que terão como objetivo oferecer acolhimento, orientação e apoio a pessoas em situação de rua, incluindo aquelas com problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas. A previsão é que ambos os serviços entrem em funcionamento a partir de 2026.

O Fórum Estadual é composto por representantes do poder público municipal e estadual, sociedade civil, especialistas, Defensoria Pública Estadual, Tribunal de Justiça do Tocantins e outros atores sociais. A assessora territorial do Projeto Gente — desenvolvido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad) em parceria com a Fiocruz —, Luz Arinda Barba Malves, ressaltou que o espaço tem como objetivo promover debates e identificar políticas públicas voltadas à prevenção e ao combate às drogas.

“O Fórum busca compreender a situação atual da política sobre drogas nos equipamentos públicos e aprimorar a rede de atendimento a grupos vulneráveis”, afirmou.

Centro Pop

O Centro Pop integra a Proteção Social Especial de Média Complexidade da Assistência Social e será gerido pela Prefeitura de Palmas, por meio da Semas. O espaço oferecerá serviços de orientação e apoio a pessoas em situação de rua, incluindo usuários de substâncias psicoativas.

Casa de Passagem

A Casa de Passagem de Palmas será uma unidade de acolhimento institucional destinada a receber, por até três meses, pessoas em situação de rua. O serviço oferecerá suporte social e ações voltadas à construção da autonomia dos atendidos.

Texto: France Santiago

Edição: Denis Rocha



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Lei autoriza pagamento a servidores de benefícios congelados na pandemia — Senado Notícias

Foi sancionada pelo presidente Lula e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (13)…

3 minutos ago

Prefeito e gabinete de crise acompanham mapeamento de mais de 150 famílias no Jardim Taquari | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeito e gabinete de crise acompanham mapeamento de mais de 150 famílias no Jardim Taquari…

21 minutos ago

Sancionada política de incentivo à formação de professor da educação básica — Senado Notícias

Estudantes que se matricularem em cursos presenciais de licenciatura poderão receberão incentivos para se tornarem professores…

1 hora ago

Lei de autoria de Dorinha põe fim ao congelamento de direitos dos servidores e garante contagem do tempo da pandemia • Senadora Professora Dorinha

O presidente Lula sancionou nesta segunda-feira, 12, a Lei Complementar 226/26 que encerra oficialmente o…

2 horas ago

Prefeitura de Palmas firma parceria para construção e reforma de quadras de areia, no setor Santa Fé | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas firma parceria para construção e reforma de quadras de areia, no setor…

17 horas ago

Técnicos da Prefeitura de Palmas participam de capacitação para orientar agricultores familiares no acesso ao crédito rural | Prefeitura Municipal de Palmas

Técnicos da Prefeitura de Palmas participam de capacitação para orientar agricultores familiares no acesso ao…

18 horas ago