A implantação do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e de uma Casa de Passagem em Palmas foi tema central da reunião do Fórum Estadual da Política de Combate às Drogas, realizada nesta quarta-feira, 13, no Centro de Atendimento Psicossocial – Caps III AD, com participação da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas).
A superintendente de Proteção Especial da Secretaria Municipal de Ação Social, Marlucy Albuquerque, informou que a gestão municipal já está estruturando as duas unidades, que terão como objetivo oferecer acolhimento, orientação e apoio a pessoas em situação de rua, incluindo aquelas com problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas. A previsão é que ambos os serviços entrem em funcionamento a partir de 2026.
O Fórum Estadual é composto por representantes do poder público municipal e estadual, sociedade civil, especialistas, Defensoria Pública Estadual, Tribunal de Justiça do Tocantins e outros atores sociais. A assessora territorial do Projeto Gente — desenvolvido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad) em parceria com a Fiocruz —, Luz Arinda Barba Malves, ressaltou que o espaço tem como objetivo promover debates e identificar políticas públicas voltadas à prevenção e ao combate às drogas.
“O Fórum busca compreender a situação atual da política sobre drogas nos equipamentos públicos e aprimorar a rede de atendimento a grupos vulneráveis”, afirmou.
Centro Pop
O Centro Pop integra a Proteção Social Especial de Média Complexidade da Assistência Social e será gerido pela Prefeitura de Palmas, por meio da Semas. O espaço oferecerá serviços de orientação e apoio a pessoas em situação de rua, incluindo usuários de substâncias psicoativas.
Casa de Passagem
A Casa de Passagem de Palmas será uma unidade de acolhimento institucional destinada a receber, por até três meses, pessoas em situação de rua. O serviço oferecerá suporte social e ações voltadas à construção da autonomia dos atendidos.
Texto: France Santiago
Edição: Denis Rocha
1/1
Zeladoria Urbana de Palmas intensifica serviços de tapa-buracos na cidade Iniciativa visa recuperar trechos danificados…
Prédio municipal na Praia da Graciosa é reformado para instalação de Base Comunitária da GMP…
Educação de Palmas promove reunião de alinhamento pedagógico para o segundo semestre letivo Encontro contou…
Saúde de Palmas passa a contar com dispositivos móveis de coleta de dados disponibilizados pelo…
Nomeados do concurso da Educação têm até 19 de agosto para tomar posse Nos dias…
Palmas apresenta avanços em transformação urbana durante evento nacional em Brasília Prefeitura foi destaque entre…