Um total de 342 alunas matriculadas na rede municipal de ensino receberam óculos de grau, por meio do Projeto Mutirão Oftalmológico, que disponibilizou atendimento e exames especializados gratuitos em oitos escolas distribuídas pela Capital. Ação social é fruto da parceria entre a Prefeitura de Palmas e a Liga de Desenvolvimento Social (LSD). As entregas aconteceram nesta quinta, 10, e sexta-feira. 11.
As etapas de exames oftalmológicos ocorreram em fevereiro e 3.500 alunas foram atendidas. E na tarde desta sexta, 11, foi a vez das estudantes das Escolas de Tempo Integral (ETIs) Margarida Lemos, localizada no setor Lago Sul, e Padre Josimo Tavares, localizada na ACSU-NO 40 (301 Norte), receberem os aparelhos.
A diretora da ETI Margarida Lemos, Marla Cristina Rocha, ressaltou que 459 alunas foram atendidas com os exames oftalmológicos, e dessas, 33 foram diagnosticadas com a necessidade do uso dos óculos. “Ficamos felizes por sermos uma das escolas contempladas. Porque estamos dentro de uma comunidade que tem muita vulnerabilidade social e a entrega tem um significado especial para essas crianças. Além disso, quando a criança tem dificuldade de enxergar, ela sofre impacto também no processo de aprendizagem”.
Quem se emocionou com o primeiro contato com o óculos foi a estudante da ETI Margarida, Sophia Vitoria Sales, de 11 anos. No momento da entrega, ela afirmou que já vinha enfrentando dificuldades de aprendizagem por conta da visão e estava ansiosa para receber o seu primeiro óculos de grau.
Um dos organizadores do projeto e membro da LSD, Flávio Módulo, afirmou que existem muitos dados científicos que mostram que mais de 80% das crianças que têm um rendimento escolar baixo têm muita ligação com a saúde oftalmológica. Ele destacou ainda que após a fase de exames clínicos, quando identificadas patologias severas na visão, as crianças são encaminhadas para o processo cirúrgico.
Parceiros
São parceiros também da iniciativa, além da Secretaria Municipal da Educação (Semed), as Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas) e da Mulher (Semup) e a Fundação Municipal da Juventude (FJP).
Texto: Taygo Mello
Edição: Denis Rocha
1/1
Criação da Secretaria de Segurança Alimentar reforça o compromisso com a dignidade e o combate…
Escola Crispim Pereira realiza ação do projeto Amigos do Meio Ambiente em Taquaruçu A manhã…
Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo no dia 31 pelo Dia do Servidor Decreto transfere…
Portaria Nº 3586/2025 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 23 de outubro de 2025 Dispõe sobre a…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) abriu o processo de seleção para o preenchimento…
“Coleciono milagres, mas, se pudesse escolher, gostaria de não colecioná-los”, disse a paciente oncológica, Liliane…