O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, e a secretária de Ação Social, Polyanna Siqueira Campos, reuniram-se nesta segunda-feira, 24, com o procurador do Trabalho Paulo Neto, coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) no Distrito Federal e Tocantins. O encontro, realizado no Gabinete do Prefeito, no Orquidário, teve como pauta as ações em andamento para o enfrentamento do trabalho infantil na Capital.
“Uma das nossas iniciativas é ampliar a função social das escolas, disponibilizando suas estruturas para a comunidade nos fins de semana. Com isso ampliaremos a oferta de atividades para os jovens”, destacou o prefeito.
Comissão Intersetorial
A secretária de Ação Social, Polyanna Siqueira, ressaltou a ação estratégica da gestão em criar a Comissão Intersetorial do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), instituída pelo Decreto nº 2.659, de 6 de fevereiro de 2025. “Essa comissão tem a função de planejar, monitorar e acompanhar a execução das ações de combate ao trabalho infantil, sendo uma estratégia essencial para a gestão”, explicou.
Para o procurador Paulo Neto, a visita foi motivada pelo aumento dos casos de trabalho infantil no Tocantins. “Estamos aqui para conhecer as políticas públicas adotadas pelo município. Após a coleta e análise dos dados, apresentaremos um relatório ao gestor e sua equipe”, afirmou.
Assistência às famílias
Palmas conta com uma gerência específica de Erradicação do Trabalho Infantil, que atua de forma integrada com órgãos como o Conselho Tutelar, as secretarias de Educação, Saúde e Cultura, além da sociedade civil.
A superintendente de Proteção Social Especial da Semas, Marlucy Albuquerque, destacou que, além da conscientização e fiscalização, a gerência acompanha as famílias e crianças identificadas em situação de exploração. “Essas crianças são encaminhadas para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), onde recebem acompanhamento adequado”, pontuou.
Capacitação
O município também pretende fortalecer iniciativas como o fomento à Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000), por meio de programas como o Jovem Aprendiz, que retira adolescentes de situações de risco e os insere no mercado de trabalho, oferecendo qualificação profissional e ampliando suas oportunidades.
Durante a reunião, ficou definida a realização de uma capacitação voltada para servidores que atuam diretamente no combate e prevenção do trabalho infantil. O treinamento será conduzido pela Coordinfância na próxima quinta-feira, 27, às 8h, no Auditório do Núcleo Integrado de Atendimento (NAI).
Texto: Eliene Campelo
Edição: Wédila Jácome
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, nesta quarta-feira (10/9), uma ação alusiva ao…
População já pode acessar consulta pública sobre uso de contêineres na coleta de resíduos domiciliares…
Prefeitura de Palmas alerta para cuidados com animais durante período de baixa umidade Defesa Civil…
Em conferência, secretária de Ação Social de Palmas reafirma compromisso da gestão com políticas voltadas…
O Congresso Nacional promulgou a lei que abre crédito extraordinário de R$ 520 milhões em…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) marcou presença no 1º Encontro Nacional do Programa…