A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) e da Fundação da Juventude de Palmas (FJP), teve papel central na realização das seletivas do Campeonato Estadual de Batalha de Rima, encerradas no último fim de semana. O circuito mobilizou jovens artistas em diferentes regiões do Tocantins e resultou na classificação de 16 MCs para a final estadual, que acontecerá no dia 20 de setembro, na Praça dos Girassóis, na Capital.
A Prefeitura de Palmas também garantiu apoio logístico em todas as etapas. Além da presença da Seirdh durante as seletivas, acompanhando e dando suporte à realização, a parceria se ampliou com a participação da FJP, que assegurará transporte gratuito em micro-ônibus para levar os MCs classificados até a final nacional, marcada para os dias 22 e 23 de novembro, em Belo Horizonte (MG).
“Palmas tem demonstrado que valoriza a juventude e reconhece a importância das batalhas de rima como expressão cultural e instrumento de cidadania. O poder público esteve presente em todas as etapas e seguirá dando condições para que nossos MCs representem bem o Tocantins”, destacou o secretário José Eduardo de Azevedo, da Seirdh. O presidente da FJP, Rivaldo Silva, reforçou a iniciativa. “Esse é um momento de fortalecer a cena cultural e também de apoiar os jovens que se destacaram ao longo das seletivas. A Prefeitura está garantindo que todos estejam juntos na etapa nacional, em condições de disputar de igual para igual.”
Educação em Saúde
Como parte do apoio da Prefeitura de Palmas, a Semus disponibilizou cerca de 500 kits de prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíves (ISTs) ao longo das seletivas. O material incluiu autotestes e informações sobre saúde sexual, em resposta ao crescimento de 44% nos casos de ISTs entre meninas e mulheres, associado à baixa procura por testagem por parte do público masculino, segundo a Semus.
A coordenadora e professora da Escola Estadual Vale do Sol, Keily Machado de Andrade, levou kits disponibilizados pela Semus para seus alunos e ressaltou a importância da ação também no ambiente escolar. “Nós temos estudantes do ensino médio que precisam desse cuidado. É importante que eles se cuidem e levem também para casa, para as famílias. Esse trabalho da Semus é válido tanto para quem participou das batalhas quanto para nossas escolas”, afirmou.
MCs classificados para a final estadual
Texto: Kaio Costa
Edição: Juliana Matos
1/3
O Tribunal do Júri, realizado nesta segunda-feira (25/8), na 1ª Vara Criminal de Palmas, condenou…
Prefeitura de Palmas recupera mais de 153 mil m² de pavimento em avenidas da região…
Defesa Civil de Palmas emite alerta de baixa umidade para esta semana População deve se…
O juiz da 1ª Vara Criminal de Palmas, Cledson José Dias Nunes, decidiu mandar a…
Projeto teatral da Fundação Cultural de Palmas realiza ensaio aberto de peça de Ariano Suassuna…
Prefeitura realiza serviços de limpeza nos setores Jardim Aureny III, Taquaralto e Palmas Sul Equipes…