Categories: Palmas

Prefeitura de Palmas garante gratuidade no transporte coletivo para quase seis mil pessoas idosas | Prefeitura Municipal de Palmas


Prefeitura de Palmas garante gratuidade no transporte coletivo para quase seis mil pessoas idosas

Na Capital, o benefício é concedido à população a partir de 65 anos, conforme Estatuto da Pessoa Idosa

Lucyneuse Oliveira Moura tem 65 anos e é usuária frequente do transporte coletivo de Palmas. Ela e quase seis mil pessoas idosas (5.752) cadastradas no sistema na Sancetur – Santa Cecília Turismo Ltda -, empresa responsável pela operação na Capital – têm direito à gratuidade, garantida por lei.

“Dou Graças a Deus por ter essa gratuidade”, enfatiza dona Lucy, como é chamada, ressaltando que, desde maio, os ônibus de transporte coletivo estão bons. “Agora os ônibus têm boa qualidade, são confortáveis, e os motoristas são bem-educados”.

Em Palmas, a gratuidade no transporte coletivo segue a regra estabelecida pelo Estatuto da Pessoa Idosa (Lei Federal 10.741/2003), que garante o benefício a partir dos 65 anos. Para solicitar a emissão da carteirinha, os interessados devem comparecer à sede da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), das 7 às 17h30. É necessário apresentar documento de identificação e comprovante de endereço.

Gratuidade a outros públicos

No transporte coletivo de Palmas, pessoas com deficiência física, pacientes em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e no Núcleo de Assistência Henfil para HIV (com renda familiar de até dois salários-mínimos) também têm direito à gratuidade do passe livre, de acordo com a Lei Municipal nº 422, de 13 de julho de 1993. Atualmente são 3.083 usuários cadastrados.

Nestes casos, a Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), é responsável pela análise documental para a emissão do cartão. Pessoas com deficiência devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de referência com laudo médico, documentos pessoais e comprovante de residência atualizado. No local, receberão um formulário a ser preenchido pelo médico, e o parecer social será encaminhado à secretaria.

Após aprovação, a documentação é enviada à empresa que gerencia o transporte coletivo, responsável pela emissão do cartão de passe livre. Para pacientes acompanhados pelo Caps ou pelo Henfil, a solicitação é feita no Plantão Social, mediante encaminhamento da unidade, documentos pessoais e comprovante de endereço atualizado.

Texto: Elisangela Farias

Edição: Iara Cruz



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO lidera ranking nacional de agilidade na concessão de medidas protetivas para mulheres em 2025

Referência nacional na aplicação imediata das medidas protetivas da Lei Maria da Penha, o Tribunal…

2 dias ago

Tribunal de Justiça do Tocantins conquista prêmios nacionais e consolida protagonismo em inovação, cidadania e comunicação

O ano de 2025 entra para a história do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO)…

2 dias ago

Palmas amplia proteção à mulher e serve 200 mil refeições em restaurantes comunitários | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas amplia proteção à mulher e serve 200 mil refeições em restaurantes comunitários Iniciativas de…

2 dias ago

Sistema GRP do Tribunal de Justiça passará por manutenção durante parada técnica neste fim de semana

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizará uma parada técnica programada no sistema GRP…

2 dias ago

Prefeitura de Palmas realiza abordagem social na região norte da cidade | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza abordagem social na região norte da cidade Trabalho foi feito nesta…

2 dias ago