A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (SEBEM), iniciou um estudo para estimar a população de cães e gatos da Capital. O levantamento será realizado em todas as regiões do município, incluindo área urbana e rural, residências, condomínios e apartamentos.
O objetivo é identificar o número de animais existentes, suas características demográficas e os cuidados já adotados pela população, como castração e microchipagem. A pesquisa também vai avaliar três grupos distintos: animais totalmente domiciliados, semidomiciliados (aqueles que circulam nas ruas, mas possuem tutor) e não domiciliados.
Segundo a secretária de Proteção e Bem-Estar Animal, Gabriela Siqueira Campos, a iniciativa vai auxiliar no planejamento de ações futuras.
“Esse estudo é fundamental para que possamos entender a realidade da população animal em Palmas e direcionar melhor nossas políticas públicas, como programas de castração, vacinação, microchipagem e guarda responsável. Para isso, contamos com a colaboração da comunidade em receber os agentes”, destacou.
Os agentes responsáveis pela coleta de dados estarão identificados com crachá e colete azul escuro exclusivo do estudo. Não será solicitado documento pessoal, nem informações financeiras. A participação é voluntária e a pesquisa tem caráter apenas informativo.
A metodologia aplicada foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e segue parâmetros estatísticos semelhantes aos do IBGE, garantindo representatividade com baixa margem de erro. O estudo deve ser concluído entre setembro e outubro.
Com os resultados, a SEBEM terá um diagnóstico completo da população canina e felina de Palmas, incluindo distribuição por sexo, idade, perfil de tutoria e áreas prioritárias para ações públicas. O levantamento também vai indicar cenários para a realização de campanhas de castração, apontando, por exemplo, se é mais efetivo priorizar machos, fêmeas, animais jovens ou adultos.
Texto: Fernanda Leme
Edição: Fernanda Sousa
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) publicou, por meio da Portaria nº 3741/2025, o…
Prefeitura de Palmas institui censo cadastral obrigatório para servidores ativos, aposentados e pensionistas Recadastramento será…
Uma instituição financeira terá que indenizar uma cliente em R$ 5 mil por danos morais,…
Livro sobre a trajetória do Exército é entregue à Prefeitura de Palmas em agradecimento por…
Prefeitura de Palmas se aproxima das 150 mil toneladas de entulho recolhidas em 2025 Em…
Novembro Negro em Palmas tem ampla programação de valorização da igualdade racial Audiências públicas, seminário…