A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed), lançou na manhã desta quarta-feira, 3, no auditório da Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, o Programa Conexões da Aprendizagem. O objetivo do programa é fortalecer as bases da aprendizagem e impulsionar o desempenho na educação infantil e no ensino fundamental, em preparação para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A iniciativa integra o conjunto de ações do Pró-Ideb 2025 visando fortalecer as práticas pedagógicas, impulsionar o desempenho dos estudantes da educação infantil e do ensino fundamental e preparar a rede municipal para a avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O evento reuniu 375 participantes entre gestores escolares, supervisores do 2º, 5º e 9º anos e técnicos da Semed, além de professores regentes de Língua Portuguesa e Matemática das turmas de 5º e 9º anos, com o objetivo de fortalecer a aprendizagem dos alunos e impulsionar a melhoria dos indicadores do Ideb da rede municipal. A programação foi aberta com apresentações culturais do Coral de Libras da ETI Almirante Tamandaré, interpretando as canções A Flor e o Beija-Flor e Tempos Modernos. Foi apresentada ainda uma esquete teatral encenada pelas atrizes Ana Kamyla e Iva de Oliveira, que abordaram de forma criativa a temática do programa.
Aprendizagem
A secretária municipal da Educação, Anice Moura, destacou que o programa visa estreitar os laços entre escolas, educadores, famílias e estudantes, garantindo uma educação pública de qualidade. “O segundo semestre será dedicado ao aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem e à elevação dos indicadores educacionais, por meio de ações formativas específicas e preparatórias à avaliação do Saeb, que será aplicada em outubro. Mais do que alcançar metas, queremos valorizar o trabalho diário dos nossos profissionais e o impacto positivo na vida dos estudantes”, afirmou.
O prefeito Eduardo Siqueira Campos reforçou seu compromisso com o fortalecimento da educação pública e destacou a importância de pensar a aprendizagem como um processo contínuo. “Avaliação é importante, mas vocês sabem que nossa jornada não é apenas para esta prova, é uma caminhada contínua, com foco nos próximos anos e no futuro dos nossos estudantes.”
Programação
O evento foi encerrado com a palestra “A Inteligência Artificial no Contexto do Saeb”, ministrada pelo escritor e especialista em tecnologia Vagner Cassol, que falou sobre o papel da tecnologia e inovação no processo de ensino-aprendizagem e compartilhou dicas de como aumentar a produtividade usando a inteligência artificial. A programação também contou com apresentações culturais do Coral de Libras da ETI Almirante Tamandaré, interpretando as canções A Flor e o Beija-Flor e Tempos Modernos. Foi apresentada ainda uma esquete teatral encenada pelas atrizes Ana Kamyla e Iva de Oliveira, que abordaram de forma criativa a temática do programa.
Texto: Iolete Marques
Edição: Juliana Matos
1/1
1/1
Defesa Civil de Palmas controla incêndio de grande proporções em Taquaruçu Órgão contou com apoio…
Você sabia que se perder uma causa na Justiça do 1º Grau e entrar com…
Prefeitura de Palmas apresenta iniciativas bem-sucedidas durante evento internacional sobre segurança alimentar em Manaus Evento…
2ª Etapa do Campeonato Tocantinense de Kart 2025 será realizada neste sábado, 6, em Palmas…
03/09/2025 - 13:09 Renato Araújo/Câmara dos Deputados Delegado Paulo Bilynskyj é o relator da…
O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) reestruturou a Política Institucional de Atenção…