A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed), lançou na manhã desta quarta-feira, 3, no auditório da Escola de Tempo Integral (ETI) Almirante Tamandaré, o Programa Conexões da Aprendizagem. O objetivo do programa é fortalecer as bases da aprendizagem e impulsionar o desempenho na educação infantil e no ensino fundamental, em preparação para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A iniciativa integra o conjunto de ações do Pró-Ideb 2025 visando fortalecer as práticas pedagógicas, impulsionar o desempenho dos estudantes da educação infantil e do ensino fundamental e preparar a rede municipal para a avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
O evento reuniu 375 participantes entre gestores escolares, supervisores do 2º, 5º e 9º anos e técnicos da Semed, além de professores regentes de Língua Portuguesa e Matemática das turmas de 5º e 9º anos, com o objetivo de fortalecer a aprendizagem dos alunos e impulsionar a melhoria dos indicadores do Ideb da rede municipal. A programação foi aberta com apresentações culturais do Coral de Libras da ETI Almirante Tamandaré, interpretando as canções A Flor e o Beija-Flor e Tempos Modernos. Foi apresentada ainda uma esquete teatral encenada pelas atrizes Ana Kamyla e Iva de Oliveira, que abordaram de forma criativa a temática do programa.
Aprendizagem
A secretária municipal da Educação, Anice Moura, destacou que o programa visa estreitar os laços entre escolas, educadores, famílias e estudantes, garantindo uma educação pública de qualidade. “O segundo semestre será dedicado ao aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem e à elevação dos indicadores educacionais, por meio de ações formativas específicas e preparatórias à avaliação do Saeb, que será aplicada em outubro. Mais do que alcançar metas, queremos valorizar o trabalho diário dos nossos profissionais e o impacto positivo na vida dos estudantes”, afirmou.
O prefeito Eduardo Siqueira Campos reforçou seu compromisso com o fortalecimento da educação pública e destacou a importância de pensar a aprendizagem como um processo contínuo. “Avaliação é importante, mas vocês sabem que nossa jornada não é apenas para esta prova, é uma caminhada contínua, com foco nos próximos anos e no futuro dos nossos estudantes.”
Programação
O evento foi encerrado com a palestra “A Inteligência Artificial no Contexto do Saeb”, ministrada pelo escritor e especialista em tecnologia Vagner Cassol, que falou sobre o papel da tecnologia e inovação no processo de ensino-aprendizagem e compartilhou dicas de como aumentar a produtividade usando a inteligência artificial. A programação também contou com apresentações culturais do Coral de Libras da ETI Almirante Tamandaré, interpretando as canções A Flor e o Beija-Flor e Tempos Modernos. Foi apresentada ainda uma esquete teatral encenada pelas atrizes Ana Kamyla e Iva de Oliveira, que abordaram de forma criativa a temática do programa.
Texto: Iolete Marques
Edição: Juliana Matos
1/1
1/1
Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta amarelo para Palmas até a manhã deste sábado, 13…
Uma empresa paulista de tecnologia, que atua na intermediação de ativos digitais (criptoativos), deve ressarcir…
Prefeito Eduardo Siqueira Campos anuncia pagamento do Incentivo Financeiro Adicional aos agentes de saúde e…
Prefeitura realiza a Semana Palmas Mais Empreendedora com orientação e regularização para MEIs Ação, que…
Secretaria de Articulação Comunitária conhece projeto solidário do Instituto Mãos Amigas Iniciativa reúne poder público,…
O Sebrae Tocantins lançou o catálogo “Mateiros em Sabores – Gastronomia de Origem”, material que…