Palmas estará presente na Conferência das Partes (COP30), que acontecerá entre os dias 10 e 21 de novembro em Belém (PA). A Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), irá apresentar boas práticas de gestão com relação à redução e adaptação às mudanças climáticas. Exemplos de programas como Palmas Solar, Renova Palmas e Muda Clima, além da implantação de Parques Urbanos, demonstram o compromisso do Município com o desenvolvimento sustentável e a transição para uma economia de baixo carbono.
O Município de Palmas vai integrar dois painéis temáticos, sendo eles ‘Gestão de Resíduos Sólidos como Estratégia Climática: Experiências Locais e Cooperação Internacional’, em parceria com a Prefeitura de Salvador (BA), e o segundo sobre ‘Clima e Energia’. Além disso, a delegação da Capital participará de diálogos com instituições multilaterais, como o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF), que está em negociação com a Prefeitura de Palmas para o financiamento do Programa Clima 360°.
De acordo com a FMA, a participação de Palmas na COP30 será uma oportunidade de trocar experiências com outros municípios da Amazônia Legal e do País, conhecer boas práticas internacionais e ainda estabelecer conexões com organismos e fundos globais. O evento é também o espaço adequado para a busca por apoio técnico e financeiro para estudos, capacitação de equipe e implantação de novos projetos, buscando sempre o enfrentamento da crise climática.
Conferência internacional
A COP30 é o espaço oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) de negociação sobre o clima. Anualmente, representantes de vários países se reúnem para discutir ações voltadas ao enfrentamento às mudanças climáticas. Além de resultar em acordos internacionais importantes, como o Protocolo de Kyoto (1997) e o Acordo de Paris (2015), também é um encontro em que governos, cidades, cientistas e empresas promovem a cooperação global com vistas à construção de um futuro sustentável.
Texto: Cyntia Miranda
Edição: Iara Cruz
Prefeitura de Palmas realiza últimos ajustes no Plano Decenal de Atendimento Socioeducativo em Meio Aberto…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) segue nos preparativos para a 2ª edição do…
Palmas será a primeira capital a receber projeto piloto de conectividade educacional em parceria com…
Obra de ponte em Taquaruçu entra na fase final com conclusão prevista para 15 dias…
Todo processo que tenha sentença em primeiro grau ou acórdão em segundo grau, transitado em…
Professora de Palmas recebe Menção Honrosa nacional por projeto de prevenção ao abuso infantil Iniciativa…