Na manhã desta quarta-feira, 3, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Extraordinária da Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), realizou a palestra “Respeito que une, diversidade que fortalece” para trabalhadores da Energisa Tocantins. A atividade integra a Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat), promovida pela empresa. O titular da Seirdh, José Eduardo de Azevedo, conduziu a atividade, que contou com a colaboração da servidora da Seirdh Wanda Citó e do coordenador do Projeto África em Nós, Aires Panda.
Temas como combate ao racismo, práticas antidiscriminatórias e a importância da empatia no atendimento ao público foram tópicos da palestra. José Eduardo de Azevedo destacou a relevância de pautas como combate ao racismo e promoção de um atendimento empático e respeitoso. “Vivemos em uma sociedade diversa. Precisamos entender como atender essas pessoas, conhecer os movimentos históricos que nos trouxeram até aqui e avançar em contratação, conscientização e práticas antirracistas”, afirmou o secretário, agradecendo à Energisa pela parceria.
Responsável pela realização da palestra no ambiente corporativo, a engenheira de Planejamento da Energisa, Simone Regina Lourenço, ressaltou a importância de promover este tema no ambiente de trabalho. “Cada indivíduo tem suas próprias características e merece ser tratado com dignidade. Discutir respeito e diversidade no contexto profissional garante um ambiente inclusivo e livre de discriminação”, pontuou.
A assistente administrativa Wellia Pereira de Souza avaliou positivamente o encontro. “Foi um momento muito importante. Diversidade não define limites para nossas ações ou sucesso. Precisamos de mais empatia para que todas as pessoas possam exercer suas funções e conquistar seu espaço”, afirmou.
Também representando a Seirdh, Wanda Citó reforçou a importância de atitudes respeitosas no atendimento ao público LGBTQIA+. “Não é preciso ser especialista em direitos LGBTs para respeitar as pessoas. Uma simples pergunta, feita de forma cuidadosa, já demonstra empatia e ajuda a conduzir o atendimento de maneira correta. Errar faz parte, o essencial é ter vontade de aprender e se corrigir”, finalizou.
Texto: Wanda Citó, estudante de Jornalismo sob supervisão do jornalista Kaio Costa
Edição: Juliana Matos
1/3
O Comitê Estadual de Saúde do Tocantins (CES-TO) segue acompanhando os desdobramentos do mutirão realizado…
Crianças do Cmei Cantinho Feliz aprovam receita especial que será apresentada durante o 19º FGT…
Com o tema “Sustentabilidade: Desafios e Oportunidades para o Tocantins”, o V Seminário de Gestão…
Guarda Metropolitana de Palmas reforça segurança durante o Festival Gastronômico de Taquaruçu Atuação constante de…
Cozinha Show terá Encontro de Gigantes com chefs locais premiados no FGT Vencedores em edições…
Prefeitura de Palmas conclui em tempo recorde recapeamento da Avenida Goiás, no Jardim Aureny II…