A Prefeitura de Palmas deu mais um passo rumo à modernização da gestão pública ao qualificar projetos estratégicos no âmbito do Programa de Parcerias Público-Privadas (PPP). O Conselho Gestor do Programa de Parcerias e Investimentos do Município de Palmas (CPPI-Palmas) aprovou, por unanimidade, a qualificação de projetos estratégicos nas áreas de cidade inteligente, limpeza urbana e resíduos sólidos durante sua primeira reunião ordinária de 2025, realizada na segunda-feira, 28.
A decisão formaliza a nova etapa para atrair investimentos e enfrentar desafios urbanos com soluções modernas. O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Licitações e presidente do CPPI-Palmas, André Fagundes Cheguhem, destacou a importância do avanço. “Estamos pavimentando o caminho para uma cidade mais moderna, eficiente e sustentável, que prioriza a inovação e o bem-estar de seus cidadãos. As Parcerias Público-Privadas são ferramentas essenciais para atrair investimentos e expertise do setor privado, otimizando nossos serviços públicos sem onerar diretamente o orçamento municipal, e garantindo que Palmas continue a crescer de forma planejada e inteligente”, afirmou.
Projetos
Os projetos se concentram em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável da Capital, sendo eles:
• Cidade inteligente: promove a modernização da infraestrutura urbana por meio de tecnologias voltadas à gestão da iluminação pública, segurança, mobilidade e conectividade.
• Limpeza urbana e resíduos sólidos: propõe a reestruturação da coleta e destinação final dos resíduos, seguindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A Prefeitura criou grupos de trabalho multissetoriais para conduzir os projetos com eficiência. O “Cidade Inteligente” será desenvolvido com apoio da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas, Agência de Tecnologia da Informação (Agtec), Secretaria de Mobilidade Urbana, Gabinete do Prefeito e Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária.
Já os projetos de resíduos sólidos e limpeza urbana contarão com a participação da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), Secretaria de Zeladoria Urbana, Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seiop) e Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária.
Visão de futuro
Durante a reunião, o CPPI-Palmas também atualizou seu Regimento Interno. A mudança adequa o colegiado às novas normas legais e fortalece sua atuação na formulação, avaliação e aprovação de projetos em parceria com o setor privado.
Texto: Jéssica Sá
Edição: Juliana Matos
O Tribunal de Justiça do Tocantins manifesta o seu pesar pelo falecimento do senhor João…
Palmas amplia atendimento do Cadastro Nacional de Atendimento Familiar na Vila Agrotins Prefeitura, através da…
Palmas segue firme na implantação de projetos estruturantes de cidade inteligente e sustentável Parcerias público-privadas…
Conselho palmense dos Direitos da Mulher realiza primeira Reunião Ordinária e elege nova mesa diretora…
Coordenadora da Bancada Federal do Tocantins, a senadora Professora Dorinha Seabra (União) conduziu nesta terça-feira…
Premiação do 9º Salão Palmense de Novos Artistas acontece na noite desta quarta-feira, 5 O…