Palmas pode se tornar a primeira capital brasileira a oferecer conectividade de alta velocidade em locais públicos por meio da Starlink, que utiliza conexão via satélite. A Prefeitura da Capital, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e da Agência Municipal de Tecnologia (Agtec), iniciou uma Prova de Conceito (POC), que é uma ferramenta utilizada para avaliar a viabilidade da oferta de internet gratuita à população.
Os técnicos da Agtec já prepararam toda a estrutura para disponibilizar a rede Wi-Fi gratuita na Praça do Jardim Taquari. “Este teste tem o objetivo de analisar se a infraestrutura poderá atender à demanda de usuários em locais públicos, como praças e espaços comunitários. Vamos realizar uma fase de testes por 90 dias, e a ideia é ampliar o serviço para outros locais públicos da cidade”, disse o presidente do órgão, Fabiano Sousa.
O projeto faz parte da iniciativa da Prefeitura de Palmas, que busca ampliar o acesso digital e promover a inclusão tecnológica na cidade. A proposta é garantir conexão gratuita em diferentes pontos da Capital, permitindo que a população utilize a internet para estudos, trabalho, lazer e comunicação em geral.
Texto: Lucas Ferreira
Edição: Iara Cruz
Não é não e tá dito! A mensagem simples e direta, estampada nos leques informativos…
A pré-candidatura da senadora Professora Dorinha Seabra (União) ao Governo do Tocantins ganhou um importante…
A senadora Professora Dorinha Seabra (União) esteve em Gurupi neste sábado (14) para prestigiar o…
Em meio às festas, blocos e celebrações do Carnaval, o Tribunal de Justiça do Tocantins…
Durante o período do Carnaval, o Poder Judiciário do Tocantins atuará em regime de plantão,…
Ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente, Geraldo Alchmin,…