Palmas pode se tornar a primeira capital brasileira a oferecer conectividade de alta velocidade em locais públicos por meio da Starlink, que utiliza conexão via satélite. A Prefeitura da Capital, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e da Agência Municipal de Tecnologia (Agtec), iniciou uma Prova de Conceito (POC), que é uma ferramenta utilizada para avaliar a viabilidade da oferta de internet gratuita à população.
Os técnicos da Agtec já prepararam toda a estrutura para disponibilizar a rede Wi-Fi gratuita na Praça do Jardim Taquari. “Este teste tem o objetivo de analisar se a infraestrutura poderá atender à demanda de usuários em locais públicos, como praças e espaços comunitários. Vamos realizar uma fase de testes por 90 dias, e a ideia é ampliar o serviço para outros locais públicos da cidade”, disse o presidente do órgão, Fabiano Sousa.
O projeto faz parte da iniciativa da Prefeitura de Palmas, que busca ampliar o acesso digital e promover a inclusão tecnológica na cidade. A proposta é garantir conexão gratuita em diferentes pontos da Capital, permitindo que a população utilize a internet para estudos, trabalho, lazer e comunicação em geral.
Texto: Lucas Ferreira
Edição: Iara Cruz
Criação da Secretaria de Segurança Alimentar reforça o compromisso com a dignidade e o combate…
Escola Crispim Pereira realiza ação do projeto Amigos do Meio Ambiente em Taquaruçu A manhã…
Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo no dia 31 pelo Dia do Servidor Decreto transfere…
Portaria Nº 3586/2025 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 23 de outubro de 2025 Dispõe sobre a…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) abriu o processo de seleção para o preenchimento…
“Coleciono milagres, mas, se pudesse escolher, gostaria de não colecioná-los”, disse a paciente oncológica, Liliane…