Categories: Palmas

Prefeitura de Palmas recupera mais de 153 mil m² de pavimento em avenidas da região sul em 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas


Prefeitura de Palmas recupera mais de 153 mil m² de pavimento em avenidas da região sul em 2025

Foram nove avenidas renovadas com a aplicação de CBUQ, que garante maior resistência e durabilidade da via

“A minha rua está parecendo um tapete”, a afirmação do ambulante Josemir José de Almeida, morador do Jardim Aureny II é uma frase recorrente entre os moradores da região sul de Palmas nos últimos meses. Isso porque somente neste ano, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seiop), realizou obras de recuperação do pavimento em nove avenidas comerciais da região sul da cidade, totalizando mais de 153 mil m² de recapeamento em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).

As obras, oito delas já concluídas, contemplaram avenidas estratégicas da região, que têm fluxo diário intenso e necessitavam de uma intervenção que assegurasse maior segurança no tráfego, além de durabilidade e redução de custos com manutenção. Por isso, há é realizada a aplicação do CBUQ, pois garante maior resistência e durabilidade do pavimento.

A Avenida Teotônio Segurado, principal via de acesso ao Jardim Taquari, foi a primeira do ano a receber a recuperação da capa asfáltica. Foram mais de 42 mil m² recuperados, ao longo de 3,4 km, entre a entrada do aeroporto de Palmas e o setor. Além do pavimento, a Prefeitura ainda ampliou a pista de ciclovia no trecho, muito utilizada por moradores que se deslocam de bicicleta até o centro para trabalhar.

No Jardim Taquari, a Prefeitura também investiu na pavimentação da TNS-04, em frente à Escola Estadual Cívico-Militar Maria dos Reis Alves Barros, além de construção de retornos na TNS-02, ambas com quase dois mil m² de aplicação em CBUQ.

Taquaralto

Em Taquaralto, foram três avenidas totalmente renovadas. A Avenida Taquaruçu, uma das principais vias comerciais da região e também de acesso ao distrito de Taquaruçu, foram aproximadamente 24 mil m² de recapeamento. Quem vive na região destaca que obra tem melhorado significativamente o fluxo de veículos e consequentemente de clientes. “Do jeito que estava prejudicava até o comércio. Agora está muito bom para transitar pela rua. Quando a gestão quer, faz acontecer e a população agradece”, pontuou o comerciante José do Bonfim, que tem ponto comercial na avenida há mais de 20 anos.

Ainda em Taquaralto, a Avenida Francisco Galvão da Cruz também foi contemplada com a obra, com mais de 6 mil m² de recapeamento, incluindo a Rua 06, que dá acesso à Avenida Tocantins. “Além de ser comercial, é uma avenida com escola [Escola Municipal de Tempo Integral Luiz Rodrigues Monteiro] e que precisava urgente dessa intervenção e o asfalto ficou excelente”, destacou o morador Manoel da Silva.

Aurenys

No trecho que vai da Avenida I, no Jardim Aureny III, até a Avenida Tocantins no Jardim Aureny I, foram mais de 50 mil m² de pavimento recuperado, local que também teve investimento da Prefeitura na revitalização da Praça Brasília. Lá houve a instalação de parque infantil, quadra de vôlei, academia ao ar livre, além de paisagismo, iluminação e sinalização. “Eu trabalho como vendedor na estação do Aureny II há 12 anos e faz tempo que não via tanto investimento no mesmo lugar. Foi uma obra geral na região. Valorizou demais o nosso setor”, ressaltou o comerciante Francisco Severino.

No Jardim Aureny II, a Prefeitura atualmente executa obra de recapeamento na Avenida Goiás – mais de 21 mil m² -, além de instalação de luminárias em LED no canteiro central, ação que atende demanda dos moradores.

Sinalização e iluminação

Além da melhoria do pavimento, todas avenidas recuperadas receberam nova sinalização viária, horizontal e vertical, fundamentais para a organização e a segurança no trânsito, e iluminação com tecnologia LED.

O secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Paulo Cezar Monteiro, reforçou a importância do recapeamento para manutenção e prolongamento da vida útil de vias urbanas. “Além de proporcionar uma superfície mais uniforme e segura para motoristas, motociclistas e pedestres, o recapeamento garante maior resistência às condições climáticas, menor desgaste ao longo do tempo e economia na manutenção. Essas obras são essenciais porque proporcionam maior segurança nas vias e evitam riscos à população”, pontuou.

Texto: Alcione Luz

Edição: Juliana Matos



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Defesa Civil de Palmas emite alerta de baixa umidade para esta semana | Prefeitura Municipal de Palmas

Defesa Civil de Palmas emite alerta de baixa umidade para esta semana População deve se…

44 minutos ago

Justiça determina júri popular para acusado de matar tatuador em Palmas durante a pandemia

O juiz da 1ª Vara Criminal de Palmas, Cledson José Dias Nunes, decidiu mandar a…

56 minutos ago

Projeto teatral da Fundação Cultural de Palmas realiza ensaio aberto de peça de Ariano Suassuna nesta quarta, 27 | Prefeitura Municipal de Palmas

Projeto teatral da Fundação Cultural de Palmas realiza ensaio aberto de peça de Ariano Suassuna…

2 horas ago

Prefeitura de Palmas garante apoio às seletivas do Estadual de Batalha de Rima e distribui 500 kits de prevenção a ISTs | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas garante apoio às seletivas do Estadual de Batalha de Rima e distribui…

2 horas ago

Prefeitura realiza serviços de limpeza nos setores Jardim Aureny III, Taquaralto e Palmas Sul | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura realiza serviços de limpeza nos setores Jardim Aureny III, Taquaralto e Palmas Sul Equipes…

3 horas ago

Sebrae Tocantins abre seleção para empresários participarem da maior feira de negócios do mundo na China | ASN Tocantins

O Sebrae Tocantins lançou um edital para selecionar 22 empresários interessados em participar da Canton…

3 horas ago