A Prefeitura de Palmas concluiu a restauração dos telhados de mais de 160 residências atingidas pelo forte vendaval que atingiu o Jardim Taquari no último dia 8 de janeiro. A ação integra uma força-tarefa coordenada pela gestão municipal para atender as famílias afetadas pelo evento climático.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, ao todo, 533 famílias foram impactadas pelo vendaval. Os dados fazem parte da segunda etapa do mapeamento realizado pelas equipes técnicas. Na primeira fase, finalizada na quarta-feira, 14, mais de 450 imóveis haviam sido cadastrados com algum tipo de dano. Já na segunda etapa, concluída nesta quinta-feira, 15, o número de casas mapeadas ultrapassou 500 unidades.
Os resultados são fruto de ações integradas entre a Secretaria Municipal de Ação Social e da Mulher, a Defesa Civil Municipal e outras pastas da administração, com apoio do Governo do Estado. O trabalho de recuperação dos telhados está sendo executado diretamente pela Prefeitura de Palmas, com o apoio de equipes técnicas de diversas secretarias.
Na Quadra T-22, todas as residências já tiveram os telhados reforçados com a substituição de telhas danificadas. As frentes de trabalho continuam em outras quadras do setor. Na tarde desta quinta-feira, 15, a moradora da Quadra T-23, Jane Cléia Lopes, recebeu 70 telhas entregues pela Defesa Civil Municipal e destacou a importância da ação. “Estou muito feliz pela atitude de toda a Prefeitura, da Defesa Civil e de todos os envolvidos. A gente se sente realmente cuidada”, afirmou.
O vendaval também causou danos estruturais em uma igreja localizada na LO-07 do Jardim Taquari, onde o teto foi completamente destruído. O local recebe reforço estrutural com armação de ferro e a instalação de um novo telhado. A previsão é de que a obra seja concluída em aproximadamente uma semana.
Na Quadra T-34, a residência de Domingos Feitosa, de 68 anos, teve o telhado totalmente arrancado pela força do vento. Uma equipe da Prefeitura finalizava a recuperação da casa nesta quinta-feira, 15. A esposa, Josefa Santana, relatou a emoção ao ver a obra quase concluída, mesmo diante da preocupação com o marido, que permanece internado. “Está mais bonito e mais seguro. Quando ele voltar para casa, vai achar tudo muito bonito”, disse.
Ações coordenadas
Entre as medidas prioritárias definidas pelo gabinete de crise estão o levantamento e o cadastramento das famílias atingidas, a avaliação dos danos sociais, habitacionais e de subsistência, além da concessão de benefícios eventuais. Até o momento, 121 cestas básicas já foram entregues às famílias em situação de maior vulnerabilidade.
Texto: Marcio Greick
Edição: Fernanda Sousa
1/1
1/1
1/1
Unidades de saúde intensificam ações de cuidado, prevenção e diagnóstico da hanseníase Palmas possui um…
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) tem atualmente 70 matérias prontas para votação em…
Prefeitura de Palmas nomeia 126 candidatos do cadastro de reserva da Educação Chamamento amplia o…
Prefeitura de Palmas realiza balanço de Censo Cadastral Previdenciário após fim de prazo Servidores que…
Prefeitura de Palmas promove ações de educação no trânsito e reforça cuidados no retorno das…
Conselho Municipal de Assistência Social aprova Plano de Ação Emergencial para atendimento às famílias do…