As ações de saúde ofertadas pela Prefeitura de Palmas tiveram boa adesão no Dia D pela Primeira Infância, realizado na manhã deste sábado, 29, na Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo, região norte da Capital. A programação reuniu famílias, que aproveitaram a mobilização para atualizar vacinas, acessar serviços preventivos e participar de atividades educativas voltadas ao cuidado integral das crianças.
A iniciativa, promovida pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCE-TO), contou com a atuação de várias instituições. No âmbito da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), os serviços disponíveis incluíram vacinação contra influenza, campanha de multivacinação, transcrição de cadernetas, atualização de cartões e administração de vitamina A, que registraram alta procura ao longo da manhã.
A atendente de cafeteria Letícia Costa Posidônio levou os dois filhos, Yuri e Thiago, de 6 e 8 anos, respectivamente, para participarem da ação. “Eu trouxe os meninos para tomar as vacinas que estavam faltando e aproveitei também para pegar a Declaração de Situação Vacinal das crianças para fazer a rematrícula na escola e ainda atualizei o meu Bolsa Família.”
A testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) como HIV, sífilis e hepatites virais, também teve boa adesão. Profissionais reforçaram a importância do diagnóstico precoce e da prevenção, orientação que chamou a atenção de muitos participantes. A estudante de psicologia Ludimila Araújo foi uma das que não perdeu tempo e já fez seus testes contra as ISTs. “Ofertar serviços de várias áreas é uma ótima oportunidade para nós, porque se torna mais rápido e prático”, avalia.
Outros serviços
A programação incluiu ainda atividades de educação em saúde sobre alimentação saudável, avaliação antropométrica e análise de marcadores de consumo alimentar; além de ações de saúde bucal, com escovação supervisionada e entrega de kits.
O laboratório de entomofauna atraiu as crianças com exposição de animais peçonhentos e de interesse em saúde pública. O estudante Guilherme Dias, de 12 anos, conseguiu ver de perto cobra e escorpião. “É muito interessante ver os animais porque deu para ver detalhes que a gente não consegue observar em outras situações”, contou.
Texto: Gabriela Letrari
Edição: Iara Cruz
Dia D contra a gripe atrai público-alvo da campanha e reforça importância da vacinação Prefeitura…
Prefeitura de Palmas abre seleção para residência médica com 20 vagas na Atenção Primária Inscrições…
Cmei Sementes do Amanhã promove momento literário com presença da neta de Cora Coralina Autora…
Alunos da ETI João Beltrão realizam noite de autógrafos após produzirem seus próprios livros Projeto,…
O Poder Judiciário do Tocantins abriu, nesta quinta-feira (27/11), uma mostra itinerante em comemoração ao…
Prefeitura promove ação sobre diversidade cultural no Cras Javaé Evento foi realizado pelo Serviço de…