O Dia Internacional da Educação foi criado pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) para lembrar a importância da educação para a paz e o desenvolvimento mundial. A iniciativa parte do pressuposto que sem ensino de qualidade, inclusivo e equitativo não haverá oportunidades ao longo da vida para que todos os países possam quebrar o ciclo de pobreza que tem deixado para trás milhões de crianças, jovens e adultos.
Partindo desta premissa, a Prefeitura de Palmas, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), vem tomando medidas que visam fomentar a educação inclusiva como prioridade da gestão. A principal é a recente criação da Superintendência de Educação Inclusiva, inovação da atual gestão. A secretária municipal da Educação, Débora Guedes, considera que além de elevar a qualidade do ensino municipal, é prioritário trabalhar a inclusão considerando que todos os alunos têm direitos iguais, mas são pessoas diferentes.
“É um grande desafio, mas estamos nos propondo a enfrentá-lo, pois a educação é a base para o desenvolvimento de toda sociedade. Sabemos que o desenvolvimento das competências e habilidades individuais refletem no desenvolvimento do nosso país. Iremos buscar recursos para a construção de novas unidades escolares, priorizando o atendimento personalizado principalmente ao público da educação especial, garantindo o direito que todos têm não apenas ao acesso, mas à qualidade do ensino”, destaca a secretária.
A nova superintendência criada especificamente para promover a inclusão na rede municipal já nasce com muito trabalho. Sob o comando da neuropsicopedagoga Vera Martins, consiste em uma iniciativa que reforça o compromisso da gestão com uma educação acolhedora e que tem como objetivo garantir que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades de aprendizado, em um ambiente que respeite suas especificidades. “Entendo que educação inclusiva não é apenas adaptar currículos ou garantir acessibilidade física, que também é importante, mas é sobretudo criar uma cultura de respeito e pertencimento. Temos avançado em competências essenciais para avançarmos, que são a escuta ativa e a empatia”, explica.
O processo de formação continuada com os diretores de escolas já teve início, e continuará acontecendo no decorrer do ano com os professores e demais profissionais que atuam na educação. “Estamos fazendo visitas in loco e traçando as melhores estratégias para desenvolver práticas pedagógicas inclusivas, acessíveis e significativas”, finaliza.
Texto: Redação Semed Palmas
Edição: Denis Rocha/Secom Palmas
Residentes de enfermagem vivenciam prática com agentes comunitários de saúde Atividade foi realizada na quarta-feira,…
Prefeitura de Palmas descarta infecção por febre amarela e raiva animal em macaco encontrado no…
Prefeitura de Palmas promove capacitação para formação da Casa da Mulher Brasileira Treinamento tem como…
13/03/2025 - 17:21 Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados Defensor Stélio Dener, autor da proposta O…
Secretárias municipais de Palmas recebem homenagem da Câmara Municipal e Assembleia Legislativa Cerimônias no Legislativo…
Prefeitura de Palmas atende demanda da comunidade e limpa quadra poliesportiva da Arse 72 Zeladoria…