Com a presença de diversos órgãos de proteção, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), promoveu o ‘Conscientiza, mulheres!’ na manhã desta sexta-feira, 29, no auditório da pasta, em alusão ao Agosto Lilás, mês de enfrentamento e conscientização sobre a violência contra a mulher. O evento faz parte da reintegração das ações do Núcleo de Vigilância e Prevenção de Acidentes e Violências e Promoção da Cultura de Paz (Nupav) que está em novo formato, conforme Portaria Nº 442, publicada no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira, 28. Confira aqui.
A nova reestruturação do Nupav atuará considerando a complexidade dos fenômenos da violência e dos acidentes de trânsito, relacionados a múltiplos fatores sociais, culturais, econômicos e territoriais. Além da Semus, também integram o núcleo a Secretaria Municipal de Educação (Semed); a Secretaria de Ação Social (Semas); a Secretaria Municipal da Mulher; organizações não governamentais (ONG) parceiras; instituições de ensino; Conselhos Tutelares; Conselhos de Direitos; Ministério Público (MP) e Defensoria Pública.
O Nupav possui como diretrizes a promoção da cultura de paz, atuação intersetorial e em rede; integralidade e equidade das ações para segmentos populacionais vulnerabilizados; garantia da implementação da notificação de violência interpessoal e autoprovocada e de acidentes de trânsito; compromisso com a educação permanente, a formação crítica e a qualificação dos profissionais e atores sociais envolvidos na prevenção dos acidentes e violências e a promoção da comunicação em saúde para fortalecimento do diálogo com a população, ampliação do acesso à informação e incentivo à participação social.
Palestras
No evento, em alusão ao Agosto Lilás, foram realizadas palestras com a advogada e vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim-TO) e presidente da Comissão de Violência e Gênero, Stella Bueno e com integrantes da Patrulha Mulher Segura da Município de Palmas, instituída em março deste ano, com o objetivo de fiscalizar o cumprimento de medidas protetivas de urgência. A coordenadora do Nupav, Alessandra Araújo, apresentou ainda o panorama das notificações de violência e apresentar o novo formato do núcleo.
Agressões notificadas
De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), em 2024, em Palmas, foram registrados 448 casos de violência contra mulheres e, entre janeiro e julho de 2025, foram contabilizados 254 registros.
Dentre as formas de violências estão a violência física, psicológica e sexual, sendo a maioria ocorrendo dentro da própria residência da vítima por cônjuges, namorados ou ex-companheiros. Segundo Alessandra, os números reforçam a importância da promoção da cultura de paz e a necessidade da integração dos órgãos competentes para lutar, em conjunto, contra as agressões.
Texto: Gabriela Letrari
Edição: Juliana Matos
1/1
Após julgamento realizado no Salão do Tribunal do Júri da Comarca de Colinas, o auxiliar…
Comissão intersetorial define estratégias para projeto Criança Segura e Feliz com foco no combate ao…
Visita guiada pela Casa da Mulher Brasileira encerra programação do Agosto Lilás em Palmas Evento…
Por meio da integração entre Poder Judiciário, Secretaria Estadual da Mulher e gestões municipais, o…
Palmas recebe Selo Diamante em Regularização Fundiária concedido pelo Poder Judiciário Reconhecimento destaca o compromisso…
Mobilidade Urbana de Palmas identifica queda no número de infrações de trânsito envolvendo celular Dados…