Categories: Brasil

Presidente da CPI do MST diz que polícias locais serão consultadas sobre invasões


Em entrevista à Jovem Pan, Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS) falou sobre os primeiros passos da investigação

Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Deputado do Republicanos do Rio Grande do Sul, Zucco é o presidente da CPI do MST

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará ações do Movimento Sem Terra (MST), deputado federal Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS), disse à Jovem Pan que as polícias civil e militar serão consultadas para informar sobre possíveis linhas de investigações já existentes quanto às invasões de terra nos territórios onde ocorreram, especialmente, durante o último “Abril Vermelho”, quando foram realizadas ações em 18 estados no Brasil, incluindo dez invasões de terra. O parlamentar falou com exclusividade à reportagem sobre os preparativos para a instalação da CPI. “Estamos trabalhando em cima dos requerimentos e diligências que iremos fazer. Vamos saber quais requerimentos pautar na terça-feira. Vamos procurar as polícias civil e militar nas regiões onde ocorreram invasões de propriedade privada para saber se há uma linha de investigação vigente, a partir daí, identificar nomes de invasores e financiadores”, explica.

Como a Jovem Pan antecipou, a CPI já recebeu os primeiros requerimentos dos parlamentares que integram o colegiado. Entre os documentos registrados no sistema da Câmara, estão pedidos de convocação de João Pedro Stédile, líder do MST, e de José Rainha, líder da Frente Nacional de Luta Campo e Cidade (FNL). Há outros dois pedidos para convocação de José Rainha, protocolados pelos deputados federais Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), e Kim Kataguiri (União Brasil-SP), por suposto envolvimento coma a militância no MST, movimento que ajudou a fundar, e na FNL. Atualmente, Rainha está preso preventivamente sob a acusação de extorsão. Também será avaliada a convocação de Ricardo Lewandowski, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), protocolado também pelo deputado Alfredo Gaspar. O parlamentar pede que o ministro explique a razão de ter se referido ao MST como “povo organizado” durante visita, em fevereiro deste ano, à Escola Nacional Florestan Fernandes, instituição idealizada pelo MST, em São Paulo.

As diligências e apurações serão direcionadas aos Estados que registraram invasões de terras privadas recentes. “Vamos verificar Estados como São Paulo, Rio Grande, no Sudeste e no Sul, mas também no Nordeste, como Bahia e Pará, entre outros. Queremos convocar para depor pessoas envolvidas nas invasões, como proprietários e agricultores, mas também proprietários. E com as diligências, tentar identificar se o movimento utiliza armas brancas e de fogo para durante as invasões. “Vamos apurar se houver alguma linha que for identificado o uso da arma por este movimento para ameaçar. Eles não tem pode de polícia ou são órgão de segurança pública”, resume. A CPI deverá durar quatro meses, podendo ser prorrogada por mais 60 dias. “Nosso principal objetivo com a comissão é acabar com as invasões de propriedade privada. Queríamos que todos os parlamentares presentes tivesse uma única posição”, finalizou.





FONTE

Tribuna do Tocantins

Share
Published by
Tribuna do Tocantins

Recent Posts

É Ouro! Servidor da Câmara conquista 1º lugar no Tênis de Mesa nos Jogos dos Servidores – Câmara de Palmas

Representando o gabinete do vereador Joatan de Jesus (PL), Mateus Postal Oliveira garantiu o título…

6 horas ago

Curso online do TJRS sobre alterações nas regras de processamento e de pagamento de precatórios está disponível para acesso

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) promove, em parceria…

2 dias ago

TJTO realiza oficina interinstitucional de formação masculina para prevenção da violência doméstica em Araguatins

Na quinta-feira (4/2), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, na sede do Fórum…

2 dias ago

Membros da Rede TO Sustentável aprovam Plano de Ação 2026 e proposta do VI Seminário de Gestão Socioambiental em primeira reunião do ano

Integrantes da Rede TO Sustentável promoveram a primeira reunião do ano, na manhã desta sexta-feira…

2 dias ago

Lideranças nacionais do Sebrae visitam Palmas para alinhar governança e fortalecer pequenos negócios | ASN Tocantins

O Sebrae Tocantins recebeu nesta sexta-feira, 06, em Palmas, a visita institucional do presidente do…

2 dias ago

Acusado de tentar matar homem com tijolada é condenado a nove anos de prisão em Araguaína em sessão do Tribunal do Júri

O Conselho de Sentença da 1ª Vara Criminal da Comarca de Araguaína condenou Adnilson Barbosa…

2 dias ago