Categories: Estado

Presidente do TJTO assina ordem de serviço para construção do prédio do Arquivo Central do Poder Judiciário


A gestão de documentos e processos administrativos e judiciais do Poder Judiciário do Tocantins deu um passo importante na manhã desta quinta-feira (23/3), quando a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, ao lado de vice-presidente da Corte, desembargadora Ângela Prudente, assinou a ordem de serviço para construção do Arquivo Central do Poder Judiciário.

A obra, que tem prazo de 240 dias para ser entregue, será um marco para o Poder Judiciário tocantinense, que tem um acervo de documentos e processo administrativos e judiciais distribuído em 14 unidades, utilizando-se de espaços próprios e alugados. 

“A gestão documental tem impacto positivo na preservação das informações necessárias às partes e às instituições do Poder Judiciário. Sem isso a gente perde parte da nossa história, que merece um tratamento especial. Essa obra, que é resultado de um trabalho contínuo entre gestões, será parte da preservação do patrimônio documental arquivístico do judiciário. Além disso, teremos agora um único espaço adequado para guardar o acervo físico de processos administrativas e judiciais, de forma segura dentro das diretrizes e procedimentos da arquivologia”, explicou a presidente do TJTO.

A assinatura do documento também contou com a presença do diretor de Infraestrutura e Obras do TJTO, Rogério José Canalli, do coordenador de Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), João Ornato Benigno Brito, e de representantes da empresa responsável pela construção do prédio. 

Gestão Documental 

A Gestão Documental é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, à tramitação, ao uso, à avaliação, arquivamento e à destinação de documentos e processos no âmbito do Poder Judiciário, no exercício de suas atividades, inclusive as administrativas, qualquer que seja o suporte de registro da informação, conforme definição da Resolução CNJ n. 324/2020.

A Gestão Documental é regida pelos seguintes princípios e diretrizes: garantia de acesso a informações necessárias ao exercício de direitos; guarda dos dados necessários à extração de certidões acerca dos julgados, na hipótese de eliminação de autos; manutenção dos documentos em ambiente físico ou eletrônico seguro, desde sua produção e durante o período de guarda definitivo, observada cadeia de custódia ininterrupta; a classificação, a avaliação e a descrição documental mediante a utilização de normas, planos de classificação e tabelas de temporalidade documental padronizadas; a adoção de critérios de transferência e de recolhimento da documentação das unidades administrativas e judiciais para a unidade de gestão documental; e a garantia de fidedignidade, integridade e presunção de autenticidade no caso de reprodução ou reformatação de documentos arquivísticos físicos e digitais.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Tribunal de Justiça publica plantão da 2ª Instância para o período de 31/10 a 7/11

Portaria Nº 3586/2025 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 23 de outubro de 2025 Dispõe sobre a…

8 horas ago

TJTO abre seleção para vaga de desembargador pelo critério de antiguidade

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) abriu o processo de seleção para o preenchimento…

9 horas ago

Histórias de superação inspiram mais de 140 servidoras durante roda de conversa sobre saúde feminina no 2º Chá com Mulheres do TJTO

“Coleciono milagres, mas, se pudesse escolher, gostaria de não colecioná-los”, disse a paciente oncológica, Liliane…

10 horas ago

Prefeitura de Palmas realiza aulas de campo com alunos do Sesc no Aureny III | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza aulas de campo com alunos do Sesc no Aureny III Visitas…

11 horas ago

Estado é condenado a reembolsar família de paciente falecido durante a pandemia de Covid-19 por despesas de UTI particular

O juiz Nassib Cleto Mamud, da 1ª Vara da Fazenda e Registros Públicos de Gurupi,…

11 horas ago

Programa de conversão de multas ambientais da Prefeitura de Palmas permite transformar valores em ações concretas de cuidado com a natureza | Prefeitura Municipal de Palmas

Programa de conversão de multas ambientais da Prefeitura de Palmas permite transformar valores em ações…

11 horas ago