A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, recebeu nesta quarta-feira (5/11) a visita institucional do presidente do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), Herbert Brito Barros, acompanhado do vice-presidente Thiago Benfica e do diretor de Regularização Fundiária, Jânio Potengi. O encontro teve como pauta principal o fortalecimento da parceria entre as instituições para avançar na regularização fundiária no Estado.
“Essa é uma frente muito importante para o Poder Judiciário do Tocantins, e as ações que levam segurança jurídica aos nossos cidadãos, são sempre muito bem-vindas”, afirmou a presidente do TJTO.
Durante a visita, o presidente do Itertins destacou a importância da parceria de instituições como o Tribunal de Justiça para avançar no processo de regularização com responsabilidade. “Estamos buscando avanços tecnológicos, com a implementação do processo eletrônico, para garantir que a regularização atenda o maior número possível de pessoas, e essas parcerias são fundamentais”, disse Herbert Brito.
Na oportunidade, o juiz auxiliar da Presidência, Esmar Custódio Vêncio, destacou as ferramentas tecnológicas do Judiciário que já estão contribuindo para o aprimoramento do trabalho. Ao citar a Giseli, solução de inteligência artificial integrada ao sistema Gise, da Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS), o magistrado reforçou os avanços no monitoramento e a gestão das atividades das serventias dos Serviços Notariais e de Registro no Tocantins.
Também presente na reunião, o juiz auxiliar da Presidência, Arióstenis Guimarães, ainda lembrou do concurso recente das serventias extrajudiciais, que fortalece a atuação dos cartórios como parceiros estratégicos na regularização fundiária.