Categories: Estado

Primeira temporada da websérie “Justiça seja feita” encerra com episódio sobre adoção tardia e de irmãos


Um amor que nasce do coração e em dose dupla. Assim pode ser resumida a história de adoção da psicóloga Mércia Cristina Macedo de Sousa. A trajetória dela para realizar o sonho da maternidade é contada no quarto e último episódio da websérie “Justiça Seja Feita”.

“Amor em dobro” – adoção de irmãos – está disponível a partir desta quinta-feira (15/6) na página do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), no Youtube. Ele encerra a primeira temporada do “Justiça Seja Feita”,  que estreou com a temática sobre a Adoção. O programa tem como objetivo retratar/contar histórias de pessoas que tiveram a vida transformada pelo Poder Judiciário do Tocantins.

A Mércia, depois de passar vários anos fora do Tocantins, resolveu voltar ao estado para ficar mais perto da família. Aos 45 anos e solteira, decidiu resgatar um sonho antigo: ser mãe. Fez a habilitação, se cadastrou no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) e, em um momento, em que estava desacreditada, duas crianças foram vinculadas ao seu perfil.

 “Conversei com Deus e falei: ‘olha Deus, do fundo do coração, eu não aguento mais! Se o Senhor acha que eu não tenho direito de ser mãe se eu não dou conta, nem financeiramente, nem emocionalmente, eu quero que então a gente encerre por agora e eu vou tirar o meu nome da fila’. No dia seguinte, literalmente, o telefone tocou, quando o telefone tocou falava-se sobre processo. Aí meu coração acelerou nessa hora. Aí meu Deus! Vara da Infância, adoção e aí ela falou: ‘nós temos duas crianças, que estão aptas, duas meninas, na faixa de 7 e 9 anos. Você deseja? ’ Falei: ‘desejo, quero, quero conhecer!’.”        

Hoje mãe solo das duas irmãs indicadas pela Justiça, ela fala dos desafios da adoção e da alegria se ter as filhas para compartilhar a vida. Esse episódio, conta com a participação do juiz titular do Juizado Especial da Infância e Juventude, Adriano Gomes de Melo Oliveira, que explica sobre adoção tardia e sobre o trabalho humano da Justiça para realizar o sonho de quem quer um filho (a) e quem espera uma família.

O programa “Justiça Seja Feita” é um trabalho jornalístico, coordenado pelo Centro de Comunicação Social (Cecom), está alinhado ao Planejamento Estratégico do Poder Judiciário (2021-2026) e ao Plano de Gestão (2023-2025), no macrodesafio de aproximação da Justiça e Sociedade.

 Confira o episódio abaixo.




FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Startup Day 2026 fortalece ecossistema de inovação e conecta empreendedores em todo o Tocantins | ASN Tocantins

O Sebrae Tocantins realiza, no dia 21 de março, mais uma edição do Startup Day,…

16 horas ago

TJTO realiza campanha de combate à importunação sexual durante o carnaval

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) estará presente mais uma vez no carnaval com…

17 horas ago

Esmat e TJTO aderem a projeto nacional de difusão de documentos em direitos humanos

A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) integra o projeto “Coleção Conexões em Direitos Humanos”,…

18 horas ago

Cevid/TJTO divulga relatório de atividades de 2025

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de…

1 dia ago

Justiça em Augustinópolis condena gestores públicos por improbidade e determina ressarcimento de R$ 191 mil ao município

Um ex-prefeito, uma ex-servidora e um pregoeiro de Augustinópolis estão sentenciados a ressarcir o valor…

2 dias ago

Esmat realiza primeira turma da Oficina Linguagem Simples para equipes da Corregedoria-Geral da Justiça

A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) realizou, nos dias 10 e 11 de fevereiro,…

2 dias ago