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Professores da rede municipal participam de Encontro sobre Avaliações Externas | Prefeitura Municipal de Palmas


Professores da rede municipal participam de Encontro sobre Avaliações Externas

Evento aconteceu na manhã desta terça-feira, 23, no auditório da ETI Almirante Tamandaré

Professores do segundo ano do ensino fundamental, diretores e supervisores da rede municipal de ensino de Palmas participaram, na manhã desta terça-feira, 23, no auditório da ETI Almirante Tamandaré, do Encontro Formativo – Resultados Educacionais das Avaliações Externas na Perspectiva do VAAR (Valor Aluno Ano Resultado). O evento foi realizado em parceria entre as secretarias Municipal da Educação (Semed) e de Estado da Educação (Seduc) e visa proporcionar um espaço de reflexão e estudo acerca dos resultados obtidos nas avaliações externas, possibilitando às equipes escolares analisar indicadores de aprendizagem e, a partir disso, planejar ações pedagógicas mais eficazes para a melhoria da educação.

A formação está inserida na programação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, um pacto federativo que engloba a União, os estados e os municípios. Ela tem como público professores do segundo ano, gestores escolares e diretores da educação infantil e do ensino fundamental, os quais receberam informações e dados referentes ao ensino fundamental, considerando a relevância do processo de transição da pré-escola para o ensino fundamental. O intuito é atualizar os gestores e os professores que atuam no segundo ano do ensino fundamental, cujos alunos serão avaliados pela Avaliação Nacional da Educação Básica (Saeb) neste ano.

Para a secretária municipal da Educação, Anice Moura, o evento detalha informações importantes sobre o processo de alfabetização, abrangendo políticas nacionais e estaduais, além de abordar o regime de colaboração do município e o papel do Ministério da Educação na formulação de políticas públicas para o fortalecimento da alfabetização. “Palmas, nossa Capital, desempenha um papel crucial, pois concentra um grande número de crianças em fase de alfabetização nas unidades educacionais locais. Também visa fortalecer as ações relacionadas ao recebimento de recursos federais, tornando imprescindíveis os esclarecimentos sobre as avaliações externas. Uma iniciativa essencial para o desenvolvimento e progresso educacional de Palmas”, esclarece a secretária.

Alguns dos indicadores de Palmas foram apresentados pela gerente de monitoramento das políticas educacionais nos municípios da Seduc, Rebeca Santos Rodrigues, ex-aluna da rede municipal de ensino de Palmas, que destacou a importância do acompanhamento e empenho de professores e supervisores na melhoria desses dados. “Sabemos que as crianças completam sete anos apenas uma vez, e é fundamental compreender que, ao analisar indicadores, não nos restringimos a números. Estamos, na verdade, tratando da garantia do direito das crianças de desvendar o mundo por meio da leitura e da escrita. Portanto, ao implementarmos políticas para garantir o acesso à educação, agimos movidos por esse propósito e sentimento”, destaca.

Atento a todas as informações repassadas, o diretor da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Luís Nunes, Vanderlei Santos Vieira, diz que a formação, oferecida pelo ‘Programa Alfabetiza Mais Tocantins’, é de grande relevância para diretores, professores e supervisores. “Por meio dela, aprimoramos competências que nos permitem identificar alunos com dificuldades na leitura e escrita. Essa identificação possibilita o desenvolvimento de estratégias pedagógicas para superar as defasagens, visando a alfabetização na idade adequada”, pontua.


Texto: Juscelene Melo
Edição: Fernanda Sousa



FONTE

Tribuna do Tocantins

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