Categories: Negócios

Programa Acredita do Sebrae terá uma carteira exclusiva de crédito para mulheres empreendedoras | ASN Tocantins


O presidente do Sebrae, Décio Lima, fez o anúncio do programa Acredita específico para mulheres durante o Delas Summit 2024, que acontece em Florianópolis até sexta-feira (22). “Procurem o nosso Programa Acredita, em parceria com o governo do presidente Lula e do vice Alckmin, para impulsionar o empreendedorismo das mulheres, pois o crédito não vai faltar. O Sebrae será o avalista de todo empreendedor e empreendedora”, disse Décio.

Segundo ele, o aval da instituição para operações de crédito de empresas lideradas por mulheres será de 100%. Décio destacou que o empreendedorismo feminino cresceu 35% em todo o país. E ressaltou que em Santa Catarina são 428,34 mil mulheres donas de negócio, uma fatia que corresponde a 35,45% dos empreendedores do estado (no último trimestre de 2023). Hoje são 1,1 milhão de pequenos negócios no estado de Santa Catarina.

“Vamos potencializar o empreendedorismo em Santa Catarina sendo avalista nas operações de crédito em parceria com as instituições financeiras”, ressaltou o presidente.
A taxa de juros cobrada das pequenas empresas administradas por mulheres que são MEI, em regiões mais vulneráveis, se aproxima de 60% ao ano. Isso acontece porque a oferta de crédito é concentrada em cartão de crédito e cheque especial, que tem taxas mais elevadas.

Para estimular as instituições financeiras a ofertarem mais crédito e com taxas de juros mais baratas, o Sebrae vai contribuir com o lançamento do Sebrae Delas, que tem como objetivo ampliar a oferta de garantias para operações de crédito com negócios que sejam administrados por mulheres. “Além disso, criaremos um protocolo específico de atendimento e assistência às empreendedoras para atuação no Crédito Assistido na Rede Sebrae”, comentou Décio Lima.

Ele acrescentou que a instituição fará, em 2025, um mutirão nos estados do Acredita Sebrae para aproximar os pequenos negócios das instituições financeiras com o objetivo de renegociar dívidas e fazer novas operações de crédito. “Com isso, esperamos contribuir para estimular o acesso a crédito para os pequenos negócios liderados por empreendedoras, além de estimular a redução dos juros ofertados, com a oferta de ampliação do risco pelo Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), de 80% para uma cobertura especial de 100% da garantia”, destacou.

Programa Acredita

O Programa Acredita, lançado pelo governo federal em 2024, promove um conjunto de ações destinadas a diversos segmentos que precisam ter acesso a crédito. Para os microempreendedores individuais (MEIs) e microempresas, o Acredita conta com uma linha de crédito especial, com juros que podem ser 50% abaixo dos praticados pelo mercado.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias do Tocantins – ASN/TO
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Whatsapp do Sebrae: (63) 9 9971-2198
Assessoria de Imprensa: (63) 9 9968-4366
www.to.agenciasebrae.com.br
www.sebrae.com.br/tocantins
Facebook: @sebraetocantins
Instagram e Twitter: @sebraeto

Licença: Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias do Tocantins podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência. Para mais informações, os jornalistas devem entrar em contato pelo telefone (63) 3219-3302 ou pelo Whatsapp da Assessoria de Imprensa (63) 9.9968-4366, no horário das 9h às 17h.



Fonte

Tribuna do Tocantins

Share
Published by
Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Palmas recebe 2º Mutirão Pop Rua Jud com serviços gratuitos a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade socioeconômica nesta sexta-feira (12/9)

 Nesta sexta-feira (12/9), a Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1.306 Sul),…

5 horas ago

Augusta Brito é a nova procuradora especial da Mulher no Senado — Senado Notícias

A senadora Augusta Brito (PT-CE) assumiu o cargo de procuradora especial da Mulher na terça-feira…

6 horas ago

Presidente do TJTO coordena mesa de direito penal em congresso do STJ

Debater 152 propostas de enunciados em cinco eixos temáticos (direito público, direito privado, direito penal,…

6 horas ago

Estatais dizem que patrocínio ao esporte é estratégico e tem respaldo na lei – Notícias

10/09/2025 - 18:41   Renato Araújo/Câmara dos Deputados Assunto foi debatido na Comissão do Esporte…

7 horas ago

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo | Prefeitura Municipal de Palmas

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo Agostinho atuava no Viveiro da Capital e era…

7 horas ago

debatedores reiteram que o Fundeb é fundamental para a educação pública — Senado Notícias

Em audiência pública nesta quarta-feira (10), professores e gestores afirmaram à Comissão de Educação (CE)…

7 horas ago