A Escola Municipal Anne Frank, localizada na Arne 14 (110 Norte), promoveu no último sábado, 12, uma manhã regada a muita música, cultura e arte do Tocantins com a programação do projeto ‘Somos protagonistas da nossa história’. A primeira edição do projeto envolveu alunos, professores, familiares e artistas regionais em uma verdadeira celebração da identidade cultural do estado e do protagonismo estudantil.
Para estimular o sentimento de pertencimento e fortalecer os vínculos entre escola e comunidade, atividades como oficinas de arte, apresentações musicais, rodas de conversa e exposições temáticas tornaram a escola um palco para que os artistas regionais compartilhassem suas trajetórias, talentos e experiências com os alunos que apresentaram trabalhos autorais, como textos, pinturas e performances, revelando o potencial criativo e crítico dos jovens protagonistas do projeto.
A cantora e compositora Mara Rita agradeceu o espaço que a escola preparou para a realização do projeto e destacou o envolvimento da comunidade. “Esta é mais uma oportunidade que tivemos para ajudar a ampliar o repertório cultural dos presentes, além de valorizar a produção artística da região. Quero agradecer aos pais, responsáveis e moradores que participaram da organização e das atividades, transformando o ambiente escolar em um espaço de diálogo, acolhimento e construção coletiva”.
A diretora da escola, Luciana Malagó, lembrou como o projeto nasceu e a relevância da ação para fortalecer a participação da comunidade escolar nas atividades promovidas. “Ao unirmos educação, arte e participação comunitária, construímos um espaço de valorização da cultura local e de fortalecimento da autoestima de nossos estudantes. Ao conhecer e valorizar a riqueza e cultura da nossa história, nossos alunos se fortalecerão enquanto indivíduos e se tornarão cidadãos conscientes, engajados e orgulhosos de sua terra. Uma oportunidade para resgatar o que há de mais bonito e precioso em nossa região, de uma forma que educa, emociona e transforma”, revelou a gestora.
As atividades foram encerradas com uma mostra cultural que reuniu as produções realizadas ao longo das últimas semanas. Segundo os organizadores do evento, a experiência superou as expectativas e já inspira a organização de novas edições do projeto com novas abordagens sobre o Tocantins.
Texto: Milena Botelho
Edição: Denis Rocha
1/1
1/1
Comunidade rural São Silvestre recebe mutirão de serviços do projeto Cidadania Rural Ação da Prefeitura…
Formatura da 10ª turma do Projeto Pescar celebra inclusão social e capacitação de jovens em…
Prefeitura de Palmas amplia acesso ao planejamento familiar com inserção gratuita de DIU Serão 100…
Desfile Natal Luz celebra criatividade cultural palmense Programação continua neste sábado, 13, a partir das…
O Comitê Gestor de Priorização do Primeiro Grau realizou, nesta sexta-feira (12/12), a última reunião…
Prefeitura de Palmas realiza encontro com beneficiários do projeto Juntos pela Inclusão Iniciativa teve como…