Com o objetivo de assegurar um atendimento digno e humanizado a todas as gestantes, o vereador Folha (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Palmas (CMP), propôs o Projeto de Lei (PL) n° 208/2023. A proposta visa instituir na capital a Semana Municipal de Combate à Violência Obstétrica, a ser realizada anualmente de 8 a 14 de março.
Para o presidente da CMP, a violência obstétrica é mais um tipo de violação aos direitos da mulher. “A violência obstétrica acontece com várias mulheres em todo o país e muitas delas nem sabem que estão sendo vítimas dessa agressão. A criação da Semana Municipal de Combate à Violência Obstétrica visa justamente ampliar o debate sobre esse assunto, levar conhecimento para as mulheres e fazer com que essa violência seja exposta e rompida”, enfatizou Folha.
O PL apresentado pelo vereador Folha propõe que o Poder Público promova debates, seminários e outros eventos relacionados ao combate à violência obstétrica, com o objetivo de informar as mulheres sobre seus direitos antes, durante e depois do parto.
Entenda
De acordo com o Ministério da Saúde, tratar a gestante ou parturiente de forma agressiva, não empática, grosseira, zombeteira, ou de qualquer outra forma que a faça se sentir mal pelo tratamento recebido, configura como violência obstétrica.
A Comarca de Gurupi, no sul do estado, comemora a concretização de um sonho aguardado…
As Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação do 1º…
Prefeitura de Palmas realiza mutirão de limpeza e recolhe cerca de meia tonelada de folhas…
Câmara Técnica de Atração de Investimentos de Palmas define eixos prioritários para impulsionar economia da…
Prefeitura de Palmas conduz primeiras deliberações do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal Realizado…
Prefeitura de Palmas substitui mais de 260 grelhas e 60 cavaletes de bocas de lobo…