23/02/2023 – 08:33
Cleia Viana/Câmara dos Deputados
O autor da proposta, deputado Rubens Otoni
O Projeto de Lei 142/23 torna crime fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propagandas que utilizem a cruz suástica ou quaisquer outras referências ao nazismo ou ao fascismo. O texto altera a Lei do Racismo e está sendo analisado pela Câmara dos Deputados.
Atualmente, a lei já prevê pena de 2 a 5 anos de reclusão e multa para referências ao nazismo, mas limita-se ao uso da suástica, sem punir outros símbolos nazistas, como o número 88, empregado por movimentos neonazistas europeus para reverenciar Adolf Hitler (representando a repetição da oitava letra do alfabeto – ‘HH’, de ‘Heil Hitler!’).
“Com o intuito de sanar qualquer dúvida, o projeto pretende tornar crime o uso de quaisquer símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que se destinam à propagação do nazismo”, explica o autor, deputado Rubens Otoni (PT-GO). “Inclui-se, também, a menção ao fascismo, doutrina claramente atentatória à liberdade e que deve ser combatida em um Estado Democrático de Direito”, conclui o autor.
História
Com origem na Itália após a Primeira Guerra Mundial, o fascismo foi um movimento político liderado por Benito Mussolini, que, em 1922, fundou o Partido Nacional Fascista, com princípios autoritários, imperialistas, antiliberais e antidemocráticos.
Anos mais tarde, em 1933, surgiu na Alemanha o nazismo, com a ascensão de Adolf Hitler e do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães ao poder, defendendo o totalitarismo e o racismo científico, doutrina que levaria ao antissemitismo e ao holocausto, genocídio de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
Tramitação
A proposta ainda será despachada para análise pelas comissões permanentes da Câmara.
Reportagem – Murilo Souza
Edição – Natalia Doederlein
Com 3.361 audiências previstas, o Poder Judiciário do Tocantins participa da 20ª Semana Nacional da…
A caravana do JUS em Ação irá desembarcar na Comarca de Novo Acordo, na próxima…
Prefeitura de Palmas reforça linhas do transporte coletivo em horários de pico na região sul…
“Eu gosto muito de plantas, de jardinagem e de artesanato. Então, eu amei!”, expressou, entusiasmada,…
Capacitação e autonomia: 24 mulheres concluem cursos profissionalizantes ofertados pela Prefeitura de Palmas Em parceria…
Cabos de iluminação de LED instalados este ano no Jardim Taquari são furtados Quase 300…