O Projeto Tribos – Jornada Cultural, iniciativa patrocinada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, realizou a entrega do livro intitulado: ‘Uma vivência de cidadania em fotos’, produzido por alunos das escolas municipais da Capital. A programação desenvolvida ao longo de 2024, contou com o apoio de professores e alunos das Escolas de Tempo Integral (ETIs) Eurídice de Mello, Caroline Campelo e Margarida Lemos, e teve como objetivo promover a expressão cultural e artística dos estudantes. A solenidade de entrega da obra ocorreu na tarde desta sexta-feira, 28, no auditório da ETI Eurídice, localizada na região sul de Palmas.
O livro é o resultado do trabalho conjunto dos alunos e professores, e apresenta uma coletânea de fotos e relatos descritivos sobre diferentes temáticas, além de ser o registro criativo e autêntico das vivências e percepções dos jovens sobre suas comunidades, promovendo o protagonismo juvenil e a educação para a cidadania. Ao todo, participaram 18 professores e 89 alunos das três unidades de ensino.
Representando a secretária municipal da Educação, Débora Guedes, a superintendente de Gestão Escolar, Nílva Leal, destacou o potencial criativo dos alunos que se dedicaram, com auxílio do corpo docente, para entregar uma rica e diversificada obra, que vem fortalecer o intercâmbio de conhecimentos entre os jovens estudantes.
A aluna da ETI Caroline Campelo, Stefane Barbosa Oliveira, 15 anos, falou sobre a experiência em participar do projeto. Ela produziu imagens com o foco na sustentabilidade da água. “Participar do projeto foi muito incrível e divertido. Estava acompanhada de pessoas que gosto bastante e fizemos diversas fotos sobre o uso da água, destacando a necessidade de termos consciência sobre a importância e do bom uso. Foi uma experiência maravilhosa’’, concluiu.
Projeto
Aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto teve como intuito oportunizar a formação artística em fotografia para 800 estudantes de escolas públicas em quatro cidades brasileiras em 2023 e outras quatro cidades em 2024.
Texto: Taygo Mello
Edição: Denis Rocha
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