Categories: Estado

Psicólogas e assistente social do NAPsi participam de Congresso Internacional sobre saúde mental em Belo Horizonte (MG)


As psicólogas Bárbara Camargo, Janaína Araújo e a assistente social Silvaneide Maria Tavares, profissionais que integram a equipe multidisciplinar do Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento Psicossocial (NAPsi) do Poder Judiciário do Tocantins, participam do I Congresso Internacional – Saúde Mental na Contemporaneidade: Diálogos sobre o tema Suicídio. O evento começou na última quarta-feira (18/10) e vai até domingo (22), no Campus Coração Eucarístico, em Belo Horizonte (MG).

O congresso está sendo promovido pela PUC Minas, via Faculdade de Psicologia (Fapsi), Pró-reitoria de Extensão (Proex) e Anima PUC Minas, com o apoio do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG) e da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional).

O objetivo do encontro é discutir e dialogar sobre saúde mental por meio de fundamentações acadêmico-científicas de diferentes áreas (Psicologia, Psiquiatria, Filosofia, História e Teologia). A programação, composta por mesas-redondas, conferências, minicursos e apresentações de trabalhos, aborda de forma reflexiva temáticas como “as complexidades do Suicídio; o acolhimento que ultrapassa a medicação; sofrimento psíquico na contemporaneidade; manejo clínico da ideação suicida; clínica e teoria psicanalítica face ao suicídio; suicídio e atravessamentos de aspectos religiosos; os sentidos e desafios do viver; vida e morte; e dilemas fundamentais, entre outros ministrados por renomados estudiosos nacionais e internacionais.

Fenômeno complexo

Silvaneide Tavares ressalta que o suicídio é um fenômeno complexo, multifatorial e que o diálogo acerca do tema é de fundamental importância para o cuidado apropriado nas questões relacionadas ao adoecimento mental e ao sofrimento psíquico. “Ainda há muito a avançar no que se refere ao preconceito e tabus que permeiam a temática do suicídio, vez que se trata de um problema de saúde pública e universal”, reforça a assistente social do NAPsi.

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Quem são os(as) novos(as) desembargadores(as) do Tribunal de Justiça do Tocantins

Experientes, com sólidas formações, conhecedores da realidade tocantinense, firmes nas decisões, e com olhares sensíveis.…

6 horas ago

Tribunal de Justiça empossa oito novos desembargadores; corte passa a ter 19 membros

O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) elegeu e deu posse a…

8 horas ago

Balanço aponta que mais de 3.440 atendimentos foram ofertados no dia D pela Primeira Infância | Prefeitura Municipal de Palmas

Balanço aponta que mais de 3.440 atendimentos foram ofertados no dia D pela Primeira Infância…

9 horas ago

Comarca de Alvorada anuncia vencedora do concurso de logomarca para projeto de sustentabilidade

Criatividade, consciência ambiental e protagonismo juvenil marcaram o Concurso de Criação da Logomarca do Projeto…

10 horas ago

Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025…

10 horas ago

Atendimento presencial aos usuários do transporte coletivo será alterado na véspera de natal | Prefeitura Municipal de Palmas

Atendimento presencial aos usuários do transporte coletivo será alterado na véspera de natal Nos dias…

10 horas ago